Programa Pró-Hotéis já tem 60 estabelecimentos em todo Brasil em busca de redução de custos com eficiência energética.
Lançado oficialmente em novembro do ano passado, o Programa Pró-Hotéis já chegou a 60 hotéis de todo o Brasil. São estabelecimentos em busca de redução de custos através de eficiência energética. “Hoje sabemos que os gastos com energia (eletricidade, água, combustível e gás), quando não ocupam o primeiro lugar, ficam entre as maiores despesas de um hotel, e a simples possibilidade de reduzir estes gastos, investindo apenas o valor economizado, é perfeita para o hoteleiro”, disse Rodrigo Aguiar, diretor do programa. As reduções de custo podem chegar a 80% do valor gasto.
Com um conceito único, o Programa Pró-Hotéis reúne parceiros e oferece a solução em eficiência energética. Sempre buscando aquilo que é simples. “Em um pré-diagnóstico podemos observar quanto é gasto, por exemplo, de energia elétrica com o sistema de ar condicionado e buscar soluções que representem redução”, explica Aguiar. A instalação de um novo sistema, aquele que for definido pelo hoteleiro, ficará a cargo de parceiros do programa, cujos orçamentos serão devidamente aprovados. “Escolhemos trabalhar com grandes nomes como Osram, Schneider, Jelly Fish, Indeco, AmbientAir, Trane, Tosi, Johnson Controls, LG, entre outros, não só para dar credibilidade ao programa, mas também para garantir sempre a melhor solução”, explica o diretor.
Para viabilizar os investimentos, o programa tem apoio do Banco Mundial (IFC - Internacional Finance Corporation) e parceria com bancos como o Santander. A ideia é que o hoteleiro não precise colocar a mão no bolso para desenvolver o projeto, mas possa ir pagando com aquilo que economiza na conta de água, energia elétrica ou gás.
Como estratégia para chegar aos hoteleiros, o Programa Pró-Hotéis também estabeleceu parcerias institucionais com entidades como: FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil). “Através de palestras e ações conjuntas com estes parceiros vamos levando o programa a hoteleiros do Brasil inteiro e a receptividade é enorme”, afirma Aguiar.
Hoje já fazem parte do Programa Pró-Hotéis estabelecimentos como Copasul (RJ), os hotéis Pestana de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, LagosCopa (Macaé-RJ) e Hotel Pousada dos Girassóis (Tocantins), entre outros.
Mais informações em www.programaprohoteis.com.br
Comentários