Presidente do HotéisRIO: adiamento dos desfiles de carnaval não afetará ocupação

Alfredo Lopes acredita que hotéis terão ocupação média de 85 no feriado de carnaval. "Os hotéis do Rio de Janeiro criaram uma programação paralela própria para o Carnaval, que incluem festividades e bailes".

Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO
Logo após o anúncio das prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro de adiarem os desfiles das Escolas de Samba para o feriado de Tiradentes, em abril, o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, se pronunciou sobre o assunto.

Assim como a Liesa - Liga Independente das Escolas de Samba, Lopes afirmou que a decisão já era esperada, que a hotelaria carioca já esta preparada, e não sentirá tanto os reflexos do adiamento.

Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pela HotéisRio.

O adiamento dos desfiles da Marquês de Sapucaí já era esperado. Afinal, o crescimento dos casos de Covid-19 vem alarmando o mundo inteiro e aqui no Brasil e no Rio de Janeiro não é diferente. Acho que é prudente e necessário, e precisamos respeitar o que manda a ciência".

Mas estou otimista em relação ao feriado de Carnaval. A ocupação atual dos hotéis está em torno de 75% e vem assim desde o Réveillon, por conta dos turistas nacionais. A expectativa é de que, mesmo com o adiamento do desfile, a ocupação no feriado momesco chegue a 85%. Afinal de contas no ano passado, em que nós tivemos um Carnaval sem folia de rua e desfiles, o Rio de Janeiro registrou 80% de taxa ocupação hoteleira.

É claro que é uma festividade muito importante, mas o Rio de Janeiro vai muito além disso. É uma cidade cosmopolita, diversa, com atrativos turísticos reconhecidos internacionalmente, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, inúmeras opções culturais e gastronômicas, além de belezas naturais como nossas praias e umas das poucas florestas urbanas do mundo. A motivação de viagem dos turistas no feriado de Carnaval perpassa a folia momesca.

Os hotéis do Rio de Janeiro criaram uma programação paralela própria para o Carnaval, que incluem festividades e bailes. Além disso, possuem excelentes infraestruturas de lazer, de padrão internacional. Vale lembrar que a hotelaria esteve na dianteira, junto aos órgãos municipais e estaduais responsáveis, para a definição e implantação dos protocolos de prevenção na atividade turística. E continuamos muito atentos às tendências e orientações médicas e sanitárias.

É importante ressaltar que o destino Rio está maduro, mostrou responsabilidade no processo de condução do combate a essa pandemia. As decisões dos gestores públicos são orientadas por dados técnicos e científicos. Apresentamos uma excelente cobertura vacinal, entre as mais amplas do mundo. Então, mais que nunca, o desejo dos brasileiros de visitar e curtir o Rio de janeiro está preservado”.