Presidente da Colômbia destaca transformação econômica do país

O governo deve destinar US$13,4 milhões para promover seus destinos turísticos, tanto no interior do país como a nível internacional. A aposta no crescimento de turistas

Nesta segunda-feira (16), o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, participou de um almoço presidencial, promovido pelo LIDE- Grupo de Líderes Empresariais, no Grand Hyatt, em São Paulo.

No encontro, Uribe fez uma exposição sobre os "Cenários da transformação econômica do país", e os investimentos em infraestrutura e reformas no desenvolvimento econômico e social do país.

"O nosso objetivo é reforçar a imagem do país frente ao mercado mundial, especificamente  na atividade turística, que engloba o turismo de negócios hoje grande atrativo do país".

Uribe também destacou que a Colômbia, com um PIB de US$ 206.078 milhões e uma população de 43,9 milhões de habitantes tem muito a oferecer,"temos ocupado um destaque positivo no cenário econômico mundial com outros países da América Latina, onde adotamos medidas para resgatar o clima de confiança, para os investimentos na Colômbia.

Atualmente, o ambiente de negócios do país ocupa a melhor classificação reconhecida pelo Banco Mundial, pois é entre as nações a que mais criou reformas para beneficiar os  mercados entre os países latino-americanos.

Investimentos no turismo
 
O governo deve destinar US$13,4 milhões para promover seus destinos turísticos, tanto no interior do país, como a nível internacional apostando no crescimento de turistas provenientes do Brasil. O viajante brasileiro representou 3,4% do total de visitas a Colômbia em 2007 (41.145 pessoas, entre viagens de turismo e negócios), segundo o DAS (Departamento Administrativo de Segurança da Colômbia). Entre os meses de janeiro e outubro de 2008, o número de brasileiros que visitaram a Colômbia cresceu mais de 16% em relação ao mesmo período em 2007, ainda de acordo com o DAS. Hoje, o Brasil é o oitavo maior emissor de turistas a Colômbia.

"O número de  brasileiros vem aumentando a cada ano. A taxa de crescimento em 2007 foi maior que as registradas em 2006 e 2005, chegando a quase 30%. Assim, o Brasil é um dos maiores alvos desta nova empreitada", afirma Carlos Rodríguez Tribin, Cônsul Comercial e Diretor da Proexport Colombia, entidade responsável pela promoção do turismo internacional, investimentos estrangeiros, exportações e imagem do país.

Do total do investimento, cerca de US$3 milhões de dólares serão gastos com sinalização turística. A meta é sinalizar, até 2010, 6.384 quilômetros de rodovias. Os turistas que viajam de carro encontrarão não somente placas que indicam as cidades e vilarejos nos arredores, mas também informações sobre as atrações turísticas mais próximas.

San Andrés e Cartagena

As cidades de San Andrés e Cartagena são os destaques, por acoplar o turismo de negócios e lazer. Segundo Regina Penteado, responsável pela Proexport no Brasil, em entrevista ao Portal EVENTOS, menciona que o governo colombiano tem investido na imagem do destino nas principais feiras e eventos turísticos no Brasil e exterior.

"Nosso foco é resgatar o destino Colômbia, e torná-lo visível na vitrine do turismo mundial. Queremos mostrar que temos muito além da beleza natural, e sim infraestrutura para sediar eventos de toda envergadura”.

A representante do órgão também ressalta que, "o turismo de negócios/incentivo tem sido uma grande alavanca de sucesso, principalmente na região de Cartagena (considerada a capital dos negócios), pois são os congressos, convenções e feiras que tem movimentado a economia do país e trazido turistas de todas as partes do mundo ".