A Prefeitura do Rio, através do Centro de Operações Rio (COR), iniciou a parceria com o GPS social mais popular do mundo, o Waze (http://www.waze.com), estimulando a comunidade de usuários a trabalhar juntos para melhorar as condições do trânsito na cidade. Através da iniciativa, o Waze receberá os planos operacionais de trânsito feitos pela prefeitura e o COR, por sua vez, receberá os alertas sobre acidentes reportados pelos Wazers, como são chamados os motoristas que utilizam a ferramenta. Hoje, a comunidade de Wazers no Brasil é de cerca de 5 milhões de usuários.
“É o novo modelo de gestão digital da Prefeitura do Rio: colaborativo. Transparência é comunicar em tempo real, com agilidade e com a resposta eficiente do poder público. Redes sociais e aplicativos como Waze potencializam a participação popular. Queremos a população cada vez mais informada e trabalhando em parceria conosco”, destaca o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Todas as ocorrências registradas pelos usuários do Waze serão agora repassadas aos 56 operadores de tráfego que atuam na Sala de Controle do COR, auxiliando na tomada de decisões operacionais e na solução das ocorrências. Através do aplicativo – gratuito e disponível para Google Play e Apple -, cidadãos que percebem algum fechamento de rua, acidente ou outra ocorrência no trânsito poderão reportar os fatos para os demais usuários, bem como compartilhar fotos e comentar sobre acidentes ou enguiços de veículos. Com essa rede, eles ajudarão e serão ajudados com informações sobre condições do trânsito e outros fatos relevantes.
“O monitoramento do COR conta com cerca de 900 câmeras e com o apoio de equipes de campo. Aliado a isso, a informação do motorista que está no trânsito servirá como importante ferramenta para a operação da cidade. O relato sobre alguma ocorrência fora do campo de visão das nossas câmeras é um grande apoio no direcionamento de esforços e numa melhora no tempo de resposta aos incidentes. Agora o COR conta com outros milhares de olhos, que também funcionam como câmeras, para nos auxiliar a melhorar a mobilidade na cidade do Rio de Janeiro”, explica o chefe executivo operacional do COR, Pedro Junqueira.
Pelo acordo, a prefeitura vai disponibilizar ao aplicativo os esquemas operacionais de tráfego estabelecidos para os grandes eventos que acontecem na cidade. O primeiro teste é a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre entre os dias 22 e 28 de julho.
Fechamento de ruas e bloqueios temporários estarão disponíveis no sistema do Waze, permitindo que os motoristas possam evitar a área bloqueada, além de saber se há incidentes ou outros problemas no trânsito. Durante esta semana, os cidadãos podem acessar http://events.waze.com/rio (Inglês) e http://events.waze.com/pt-BR/rio (Português) para ver os bloqueios mais importantes no mapa do Waze.
“A parceria da Cidade do Rio de Janeiro e o Waze é um excelente exemplo da eficiência que podemos adquirir em um mundo completamente móvel”, diz Di-Ann Eisnor, Chefe de Parcerias do Waze. “Os moradores da cidade do Rio de Janeiro estarão agora ainda mais preparados para se comunicar de forma rápida e eficaz com as autoridades e elas, em contrapartida, poderão atender de forma mais rápida as necessidades da cidade. Estamos ansiosos para ver mais e mais governos locais alavancando nossa tecnologia aliada ao poder das comunidades Waze para reduzir os congestionamentos de trânsito”.
O Waze pode auxiliar tanto em grandes eventos quanto em períodos de crise. A ferramenta já foi utilizada pelo governo americano durante o Furacão Sandy, em 2012, e a visita do Obama a Israel no mesmo ano.
Como vai funcionar
Através do Waze, os usuários estarão integrados às funcionalidades do telão do COR, que tem 80 metros quadrados. Quando um Wazer disponibilizar uma informação, a mesma chegará diretamente ao supermapa da central de monitoramento, que tem mais de 120 camadas de informações, como interdições em vias públicas, localização dos reboques da prefeitura e pluviômetros espalhados pela cidade. A parceria ainda poderá colaborar na comunicação sobre as condições do trânsito, que já é feita pelos mais de 10 veículos de comunicação, que trabalham em regime de 24x7 na sala de imprensa do COR.
Para o chefe executivo digital da Prefeitura do Rio, Pedro Peracio, responsável pela gestão das plataformas digitais, a parceria representa a tecnologia a favor do cidadão. “Estamos buscando cada vez mais parcerias com plataformas colaborativas, para estreitar o relacionamento do cidadão com a Prefeitura através do uso das novas tecnologias. O cidadão participa, colabora e só tem a ganhar no seu dia a dia”, completa Pedro Peracio.
Centro de Operações Rio
Inaugurado em dezembro de 2010, o Centro de Operações Rio é uma espécie de quartel-general da prefeitura, que integra cerca de 30 órgãos (secretarias municipais, estaduais e concessionárias) com o objetivo de monitorar e otimizar o funcionamento da cidade no dia a dia e em grandes eventos. Além de acompanhar de perto a rotina do Rio durante 24 horas por dia, sete dias por semana, a central de monitoramento busca minimizar o impacto de ocorrências, alertando os setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgentes que devem ser tomadas em casos de emergências como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.
Waze
O Waze é um GPS social, que usa tecnologia móvel, grande quantidade de dados e uma comunidade ativa que contribui para redefinir a forma como os mapas são utilizados hoje em dia. O aplicativo conta atualmente com cerca de 50 milhões de motoristas que trabalham juntos diariamente para enfrentar o trânsito de forma inteligente, economizando tempo e dinheiro. O aplicativo informa constantemente as rotas mais rápidas baseado em dados obtidos em tempo real. De rotas revistas aos melhores preços de combustíveis e ofertas interessantes de suas marcas favoritas, o Waze é hoje um dos companheiros de viagem mais completos do mercado. Para baixar gratuitamente o Waze app por iOS ou por Android, visite http://www.waze.com.
Comentários