O evento acontece paralelamente a 8ª Ruraltur (Feira Regional de Turismo Rural), que será aberta oficialmente às 19h desta quinta, no auditório da Fiep, em Campina Grande.
O seminário tem como tema “Um novo olhar para o turismo rural – investimentos e produção” e vai apresentar novas perspectivas para o ambiente rural, resgatando tradições e a vida no campo com agronegócios, trilhas ecológicas e outros atrativos do meio rural. As palestras acontecerão na sexta e sábado, das 8h às 12h e das 14h às 16h.
Durante os dois dias de evento, haverá nove palestras, além de painéis de casos de sucesso dos nove estados da região Nordeste. Destacam-se as que mostrarão exemplos de turismo rural no Caribe e no México. O evento também contará com palestras de representantes do Ministério do Turismo, do Sebrae Nacional e do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur).
As atividades criativas com foco na produção associada ao turismo, desenvolvidas no Brejo paraibano, também serão tema de palestra durante o Seminário. Outro assunto a ser debatido será o turismo de experiência como nova tendência de mercado. As políticas públicas e ações de inclusão social no turismo rural serão discutidas na palestra do coordenador geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Wilken Souto. A gestão associativa do Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul também será debatida no evento.
Os demais temas serão investimento e produção, além da relevância do turismo rural para o desenvolvimento do destino turístico. Os participantes conhecerão ainda como é feito o agroturismo na América Latina e no Caribe, as redes de turismo rural culinário também no Caribe e as fazendas rurais do México.
Para participar do Seminário é preciso inscrever-se previamente pelos telefones 2108-1256 ou 2108-1272. O investimento é de R$ 80, com 50% de desconto para estudantes e filiados às entidades de classe do turismo.
Comentários