Dentro dos preparativos da missão institucional e empresarial que levará Porto Alegre ao 3º Congresso Mundial de Turismo Médico e Saúde Global, de 22 a 24 de setembro, em Los Angeles, Califórnia (EUA), o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, estará em Brasília amanhã, 12, para reuniões com o ministro adjunto do Ministério do Turismo, Mário Moyses, e o presidente interino da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Maurício Borges.
O encontro com o ministro adjunto, às 14h, será preparatório à sua participação, já confirmada, na comitiva e na mesa-redonda de ministros e dirigentes de Turismo que ocorrerá durante o congresso e para o qual Moysés e Moraes são convidados. Na reunião com o presidente da Apex, às 11h, Moraes buscará o apoio da agência às ações de Porto Alegre que tem o objetivo de inserir a Capital gaúcha como um dos melhores destinos, no Brasil, para quem busca tratamento médico fora de seu país. A Apex, que atua na promoção da exportação de bens e serviços e da imagem do Brasil no exterior, tem nesse mercado um de seus focos de interesse há alguns anos.
Congresso - A comitiva institucional e empresarial de Porto Alegre contará com a participação de oito representantes dos hospitais Moinhos de Vento, Santa Casa, Mãe de Deus e São Lucas, da PUCRS. No congresso, promovido anualmente pela Medical Tourism Association (MTA), eles irão participar de palestras e workshops e iniciar uma rede de relacionamentos com seguradoras, companhias de planos de saúde e agências facilitadoras, segmento que organiza os pacotes de viagem para os destinos de turismo médico no mundo. Também será público do congresso hospitais, médicos e governos de países de todo o mundo.
Esta será a primeira vez que a capital gaúcha se apresentará em um evento internacional como um destino qualificado e preparado a receber pacientes de outros países para tratamentos médicos especializados e de padrão internacional. A parceria da Secretaria Municipal de Turismo com os hospitais se consolidou em junho deste ano, quando foi lançado o grupo gestor do Porto Alegre Health Care Cluster com o objetivo de preparar o setor receptivo da cidade e as instituições hospitalares para o novo segmento de mercado. Em relação a outros destinos de turismo médico, Porto Alegre tem como diferencial competitivo a organização de uma parceria público-privada para promover a cidade, e não apenas equipamentos hospitalares de forma isolada, como principal destino de turismo médico no Brasil e na América do Sul.
Serviço
Comentários