Porto Alegre apresenta ações da Matriz de Responsabilidade da Copa

O status das ações de turismo foi apresentado nesta quinta-feira, 31, pelo secretário Luiz Fernando Moraes durante a realização do Comitê de Gerenciamento do Programa Cresce Porto Alegre.
Avenida Bento Gonçalves recebe novas placas de orientação



O status das ações de Turismo, que fazem parte da Matriz de Responsabilidade da Copa 2014, foi apresentado nesta quinta-feira, 31, pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, durante a realização do Comitê de Gerenciamento do Programa Cresce Porto Alegre. Com recursos do Ministério do Turismo e contrapartidas da Prefeitura, fazem parte da Matriz ações que priorizem a sinalização, acessibilidade e informações turísticas nas cidades-sedes da Copa. 

Na Capital estão em andamento projetos como a Casa Mercosul do Turista, com recursos da ordem de R$ 6,5 milhões, o Centro de Informações Turísticas Histórico (CIT Histórico), o CIT Móvel, a Sinalização dos Atrativos Turísticos, as Rotas Acessíveis e os Pórticos de Boas-Vindas.

A Casa Mercosul ocupará uma área de dois mil metros quadrados e atuará como centro de acolhimento de turistas, em especial da Argentina e Uruguai, principais emissores de turistas para o Brasil. Terá Centro de Informações Turísticas, bilheteria do Linha Turismo, salão multiuso para exposições e eventos, cafeteria, serviço de internet, revistaria, venda de souvenir, serviços bancários e delegacia do turista.

O CIT Histórico, que se localiza numa loja do Mercado Público, com 40 metros quadrados, sofrerá reforma de infraestrutura com layout contemporâneo, espaço web, ambiente climatizado, painel de LED para projeção de imagens da cidade, balcão de atendimento ao público e acessibilidade universal. As aberturas externas receberão toldos brancos, dentro de critérios aprovados pela Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural. O CIT móvel será instalado num furgão que será customizado para um centro de informações.

A sinalização das Rotas Turísticas receberá placas com orientação para pedestres, sinalização viária, sinalização interpretativa e indicativa, nas áreas turísticas como Cidade Baixa, Orla, Moinhos de Vento e Rota Caminhos Rurais - complementação da sinalização turística viária e indicativa, sinalização interpretativa. Essa última consite em placas instaladas no chão ou paredes, que conta um pouco da história do elemento arquitetônico e suas características físicas. Algumas delas já estão instalados no Paço Municipal, Mercado Público Central, Ponte de Pedra, Usina do Gasômetro, Estação Rodoviária, entre outros.

Na questão das Rotas Acessíveis, está em elaboração projeto executivo para implantação de rotas acessíveis entre os principais atrativos no Centro Histórico, entre o Gasômetro e o Estádio Beira-Rio; entre o Mercado e o estádio; e adaptação do Mercado Público Central com intervenções de acessibilidade universal. Em Porto Alegre, 1/3 da população tem alguma dificuldade sensorial, motora ou intelectual e mais de 12% da população é considerada idosa. O investimento é da ordem de R$ 490 mil.

Os quatro principais acessos da cidade como as avenidas dos Estados, Castelo Branco, Assis Brasil e Bento Gonçalves receberão a implantação de oito semipórticos, sendo quatro em cada acesso com mensagens de boas-vindas a quem chega à cidade por meio rodoviário. Os Comitês de Gerenciamento tem a participação de diversos secretários municipais, sendo coordenado por a cada trimestre e é conduzido pelo gerente do programa estratégico da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento (SMPEO).

Fonte: Ascom