Plano Aquarela abre 1º dia de minicursos no Salão Paranaense

O minicurso “Plano Aquarela”, ministrado por sua gestora e também assessora da presidência da Embratur, Kátia Bittencourt, foi o primeiro de uma série de minicursos que integram a programação do 16º Salão Paranaense de Turismo. O evento acontece entre hoje e amanhã, em Curitiba.

Lançado em 2005, o plano prevê estratégias que visam o aumento da promoção internacional, tendo como meta principal a entrada de divisas. Segundo a gestora, após a criação do Ministério do Turismo, em 2003, a Embratur concentrou-se em ajustar o Brasil ao cenário internacional, mensurado pelo número de turistas, o tempo de permanência e quanto gastam neste período.

A expectativa do Plano é aumentar o número de turistas para 11 milhões até 2020, posicionando o país entre os líderes do turismo internacional – o que representa um crescimento de 104% em relação a 2008, e também promover o ingresso de divisas no país na ordem de R$ 17 bilhões.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o turismo brasileiro já apresentou aumento de 22% nos desembarques internacionais no primeiro trimestre de 2010. Até o final deste ano, a expectativa é a entrada de 5,5 milhões de turistas estrangeiros. “O Brasil é considerado líder em turismo na América do Sul e já se distanciou da imagem de pais exótico, passando a fazer parte da cultura latina”, comenta Kátia.

Com a realização da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas, dois anos mais tarde, o “Plano Aquarela” visa aprimorar ainda mais a promoção turística brasileira, assim como promover o Brasil como destino turístico global, aproveitando a grande visibilidade na mídia. Mesmo não sendo exclusivamente voltadas para estes dois grandes eventos, espera-se que todas as ações que estão sendo realizadas sejam finalizadas até 2014.

A gestora do projeto avalia este momento que o país vive, recebendo dois eventos excepcionais, como uma grande oportunidade para vários setores da economia brasileira. “Sem contar o legado que pode ser deixado para o brasileiro. Isso é o que motiva a Embratur”, completa Kátia, dizendo que eventos como o 16 º Salão Paranaense de Turismo são uma oportunidade para que a Embratur e ministros possam se aproximar do trade, buscando juntos, novos projetos que favoreçam o turismo no país.

A Organização Mundial de Turismo formulou um diagnóstico onde aponta um crescimento de mais de 1,6 bilhão de viagens até 2020, além da diversificação dos destinos mundiais. No Brasil, o crescimento da oferta internacional de produtos, entre 2004 e 2008, já apresentou um aumento de 120%, com relação aos pontos turísticos brasileiros.

Serviço

www.abav-pr.com.br