O Recife Convention & Visitors Bureau, governo de Pernambuco e prefeitura do Recife, unem-se para criar ações promocionais focadas na geração de eventos. É a primeira vez que todos trabalham juntos pelo turismo de eventos com o projeto Seja Um Anfitrião, que visa o incremento de 10% na quantidade de eventos realizados na cidade.
O principal objetivo é estimular o mercado corporativo a trazer novos eventos de negócios para o estado, assegura o presidente do Recife CVB e ABIH-PE, José Otávio de Meira Lins. "Esse trabalho será repercutido e poderá ser mensurado já a partir do próximo ano, quando esperamos um incremento de 10% na quantidade de eventos realizados", diz.
A expectativa é de um retorno de aproximadamente R$ 420 milhões, com vinda de 270 mil turistas de eventos, considerando uma média de dois mil participantes por evento.
No projeto estão revistas visitas aos organizadores de eventos, promotores de feiras e entidades de classe no Rio de Janeiro e São Paulo, cita Meira Lins. "Serão cerca de 30 visitas nos dois estados. Além disso, serão produzidos materiais específicos para a captação de feiras, contribuindo para a regionalização das mesmas com foco no mercado Norte-Nordeste", completa.
Investimentos
O projeto conta com um investimento de R$ 500 mil, e segundo pesquisa realizada pelo Recife CVB e as Faculdades Integradas do Recife (FIR), dos turistas de eventos que passam pelo estado, 49% são do Nordeste, 31% do Sudeste, 7% do Centro-Oeste e 5% do Sul. Destes, 55% têm mais de 30 anos, 28% ganham entre dez e 30 salários mínimos, 45% têm ensino superior completo e especializações.
Para o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, o mercado de eventos é muito importante para o crescimento econômico da atividade turística na cidade. "Nos últimos três anos, trabalhamos em parceria com o Recife Convention para potencializar as ações da entidade nas captações de grandes eventos que tragam novas divisas para o município. É por acreditar no potencial da nossa cidade para o setor que voltamos a investir no segmento com o Seja Um Anfitrião", menciona
Já o secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, afirma que o turismo de eventos atrai um turista de qualidade que pode permanecer mais dias gerando mais divisas ao estado. "Hoje, Pernambuco, depois de Minas Gerais, é um dos estados que mais cresce em turismo de negócios. Atualmente, somos o quarto estado do Brasil a receber feiras internacionais, mas estamos trabalhando para melhorar esse rendimento. A expectativa é que o projeto Seja um Anfitrião nos ajude a obter resultados positivos no setor de negócios", completa.
(JA)
Comentários