Durante a Feira das Américas-ABAV 2008, o estado de Pernambuco lança estratégias utilizadas para consolidar o destino na vitrine mundial. No último dia 21 de outubro, a Empetur – Empresa de Turismo de Pernambuco realizou no restaurante Porcão da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o lançamento do Plano de Comunicação da secretaria para 2009.
O órgão conta com a estratégia de promoção para os mercados-alvo nacional e internacional e já tem tido retorno das ações. Apenas em 2008, foram investidos mais de R$ 15 milhões em ações de qualificação e promoção turística.
Participaram do evento o prefeito eleito de Recife, João da Costa, os secretários de Turismo do Estado e de Recife, Silvio Costa Filho e Samuel Oliveira, respectivamente, além de representantes da Abav Nacional e do presidente da entidade, Carlos Alberto Amorim Ferreira.
Novas estratégias
Novos vôos, qualificação profissional, trabalho direcionado para os mercados-alvo nacional e internacional, ampliação das ações de publicidade, estímulo ao turismo no próprio estado e linhas de financiamento para o setor. Estas são as principais estratégias que vêm garantindo a Pernambuco uma franca expansão no setor turístico sob a batuta do Secretário Silvio Costa Filho, que anuncia uma ampliação de 34% no número de desembarques, 34 vôos semanais ligando Pernambuco ao exterior e aumento de R$ 5 milhões para R$ 15 milhões anuais os investimentos em publicidade nos mercados nacional e internacional. O secretário falou das conquistas durante a coletiva.
Na área da captação de vôos, o estado celebra novas conquistas até o final do ano com a inauguração de vôos que ligarão a capital do Frevo à cidade de Miami através da American Airlines com vôos diários, além de uma conexão Recife-Atlanta oferecida pela Delta Airlines quatro vezes por semana. Com isso, cinco empresas passam a realizar vôos regulares internacionais partindo do Recife. A TAM, no último dia 11 de agosto, passou a operar diariamente para Buenos Aires. O vôo semanal Recife-Paris é operado pela mesma companhia aérea. Em março, a Condor iniciou o vôo semanal Recife-Frankfurt e a TAP opera, nos sete dias da semana, o vôo Recife – Lisboa
Publicidade
Para divulgar as potencialidades turísticas de Pernambuco, a Setur, por meio da Empetur, realizará ações publicitárias específicas para cada mercado-alvo nacional e internacional. Para tanto, será destinada uma verba de R$ 15 milhões, o que representa um investimento três vezes superior ao de 2008, que foi de R$ 5 milhões. Deste montante, R$ 6 milhões serão aplicados no mercado internacional e R$ 9 milhões no nacional, pois a principal demanda turística de Pernambuco é a doméstica. Pesquisas da Empetur, com base em dados da Infraero e Embratur, revelam que 95% dos passageiros desembarcam em Pernambuco a partir de vôos nacionais.
Pernambuco Pra Você
O Pernambuco Pra Você, que aconteceu entre abril e setembro, foi realizado pelo Governo de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Turismo do Recife, o Recife Convention & Visitors Bureau, e o apoio das operadoras CVC, TAM Viagens e Visual Turismo. O investimento foi de R$ 6 milhões e expectativa de retorno de R$ 100 milhões, com o incremento de 15% na venda de pacotes turísticos com destino ao Estado.
iPernambuco
O Portal iPernambuco (www.ipernambuco.com.br) foi criado pela Secretaria Estadual de Turismo em conjunto com o trade turístico e com todos que fazem o setor
Comentários