Pequenos negócios atraem turistas com experiências personalizadas e estimulam economia regional

Sebrae apresentou cases do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul que inovam ao formatarem Experiências turísticas que impulsionam o destino inteligente
Fórum Panrotas 2022

No segundo dia do 19º Fórum Panrotas, nesta quarta-feira, (22), o Sebrae apresentou o painel ‘Destinos Inteligentes – casos focados no eixo experiências’. Os cases em destaque foram a Fazenda Carnielli, de origem cafeeira, e que explora o potencial no agroturismo oferecendo visitas guiadas e a venda de produtos artesanais, e a Cervejaria Edelbrau, que abre sua fábrica para visitas com degustação de chopp conduzida pelo mascote Cuco, inspirado num pássaro típico alemão.

Acreditamos que propiciar experiências é uma grande fonte de competitividade para pequenos negócios do setor de viagens e turismo”, afirmou Renata Agostini Vescovi, assessora da Diretoria Técnica do Sebrae. Foi o que fez Leandro Carnielli, ao transformar a fazenda da família, em Venda Nova do Imigrante, na serra capixaba, num roteiro turístico da região.

Na época, nem se ouvia falar de agroturismo”, conta. Hoje, 30 anos depois, período no qual contou com a orientação permanente do Sebrae, a Fazenda Carnielli recebe alto fluxo de turistas interessados em passar o dia sentindo o cheiro do café prestes a ser colhido no pé e observando a produção artesanal de queijos e derivados. “Sabemos, sobretudo, vender histórias”, destaca Leandro.

As opções de hotéis e pousadas ficam no entorno da fazenda, bem como diversos bares e restaurantes, o que motivou os pequenos empresários a formarem a Associação Montanhas Capixabas Conventions Visitors Bureau, aproveitando o potencial turístico e a infraestrutura da região para receber eventos rurais. “A consultoria do Sebrae foi determinante para o desenvolvimento da fazenda e deste, que é o único bureau rural do Brasil”, diz Carnielli.

O segundo case apresentado se vale do polo turístico de Gramado (RS) para divulgar as visitas à sua fábrica de cerveja artesanal, localizada em Nova Petrópolis, cidade que não tem o apelo turístico de sua vizinha, famosa pelas lojas de chocolate. Formado em hotelaria e com MBA em gestão empresarial, Fernando Maldaner buscou a consultoria do Sebrae para estruturar seu negócio, aberto em plena pandemia.

O Sebrae está conosco há oito anos e nos orientou a buscar profissionais especializados, inclusive uma especialista em turismo, para desenhar a nossa proposta. Foi um investimento alto, em um momento delicado da economia, mas a reabertura, a partir de 2021, trouxe um boom turístico para a região, gerando fluxo de turistas para Nova Petrópolis.

Ao mostrar como os pequenos negócios agregam ao turismo no Brasil, o objetivo do Sebrae no Panrotas 2022 foi incentivar estruturas turísticas diferenciadas de alto impacto, capazes de posicionar o país no mercado nacional e internacional. “Conseguimos mostrar o nosso foco, que é estruturar as experiências turísticas, preparando os pequenos negócios para receber, saber qual a melhor plataforma para se vender e como fazer essas experiências chegarem ao mercado”, concluiu Germana Magalhães, analista de competitividade do Sebrae.

Fórum Panrotas 2022 - Painel Destinos Inteligentes - casos focados no eixo experiências