Passaporte da vacina será exigido na cidade de SP para todos os eventos a partir do dia 10

Desde setembro, a apresentação do comprovante de vacinação com duas doses da vacina contra a Covid-19 era exigido apenas para eventos com mais de 500 pessoas. Após aumento dos casos de síndrome gripal na cidade e com a rede de saúde lotada, gestão municipal mudou orientação.

A Prefeitura de São Paulo anunciou na quinta-feira (6) que o passaporte da vacina contra a Covid-19 será exigido em todos os eventos da cidade (públicos ou privados) a partir de segunda-feira (10). A decisão foi tomada após o aumento dos casos de contaminação pela variante do coronavírus na cidade e do cancelamento do carnaval de rua de 2022.

A nova orientação muda a prática que estava sendo adotada na cidade desde setembro, quando a apresentação do comprovante de vacinação era exigido apenas para eventos com mais de 500 pessoas. Com a nova orientação, o passaporte deverá ser apresentado em qualquer evento, independentemente do número de pessoas.

Segundo nota da prefeitura, o passaporte não será exigido, porém, para a entrada em shoppings, bares e restaurantes.

Tínhamos um protocolo inicial que apontava que eventos com mais de 500 pessoas deveriam exigir o passaporte. Estamos fazendo essa alteração em função do quadro epidemiológico que a cidade vive hoje. Enquanto existir esse quadro de ascensão da ômicron na cidade, vamos exigir para qualquer evento a necessidade do passaporte”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) mostra aplicativo de 'passaporte da vacina', que ainda não tem data para ser lançado. ser lançado
Aumento de casos de gripe e Covid - Segundo a pasta da Saúde, a cidade vem registrando aumentos gradativos de pacientes com síndromes gripais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs) da cidade.

Na quarta-feira (5), cerca de 53 mil pacientes procuraram os serviços com sintomas respiratórios. O número, segundo os representantes da Vigilância em Saúde da cidade, é quase quatro vezes maior que a média de atendimentos diários registrados antes da 2ª quinzena de dezembro, quando os atendimentos começaram a aumentar na cidade.

De acordo com secretaria, em novembro de 2021 foi registrado um total de 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais nas unidades de saúde da cidade, sendo 56.220 suspeitos de Covid-19. Já em dezembro, foram registrados 286.858 atendimentos, sendo 133.501 suspeitos de Covid-19.

Neste ano de 2022, até o dia 5 de janeiro, foram realizados 57.351 atendimentos a pessoas com sintomas respiratórios, sendo 32.956 suspeitos de Covid-19, segundo a pasta.

Por conta desse número elevado de novos pacientes, o prefeito Ricardo Nunes determinou nesta quinta-feira (6) a abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs) também aos sábados na cidade, para dar conta do contingente alto de pessoas com algum tipo de síndrome gripal.

"A partir deste sábado (8), as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal de saúde abrirão das 8h às 17h para atendimento de pacientes com sintomas gripais, sem a necessidade de agendamento prévio", disse a gestão municipal.

Novos médicos e enfermeiros - O aumento da procura na rede de saúde municipal também obrigou a Prefeitura de SP a contratar outros 280 médicos e enfermeiros para a cidade desde a 2ª quinzena de dezembro, segundo a secretaria da Saúde.

As contratações foram realizadas pelas Organizações Sociais (O.Ss) que fazem a gestão das AMAs e UBSs da capital paulista, de acordo com Edson Aparecido.

Aplicativos de comprovação da vacinação - Além do aplicativo do Conecte SUS, do Ministério da Saúde, em São Paulo o comprovante de vacinação pode ser acessado através do aplicativo e-saúdeSP, da gestão municipal.

O passaporte comprova que você já tomou a primeira dose, completou o esquema vacinal ou recebeu a dose única do imunizante contra a Covid-19, com as datas de aplicação das doses, seu nome completo, CPF, data de nascimento e um QR Code.

Para acessar o passaporte é preciso seguir os seguintes passos:

  • Acesse a loja de compras do seu celular e digite no campo de busca: e-saúdeSP.
  • Baixe o aplicativo, aceite os termos de uso e faça um cadastro com o número de seu CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail, telefone com DDD e crie uma senha.
  • Após realizar o login, é possível acessar o Passaporte da Vacina, que está localizado no ícone laranja no canto inferior direito do menu principal.