Parceria entre Embratur e TAP promove Brasil na Europa

Responsável por 60 frequências semanais de voos diretos de Portugal para o Brasil, a TAP Portugal é uma companhia aérea fundamental para o acesso aéreo dos países europeus para destinos turísticos brasileiros.

Por este motivo, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, propôs uma parceria estratégica com a companhia para reforçar na promoção do país nos principais mercados emissores europeus.

A parceria foi formalizada em reunião que aconteceu na última segunda-feira (20) em Lisboa. O encontro antecede a realização de uma das mais importantes feiras de turismo de Portugal, a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que vai até o dia 25.

As ações de parceria com a TAP, que serão fechadas país por país, vão desde publicidade casada até treinamento de agentes, viagens de jornalistas estrangeiros ao Brasil e rodadas de negócios com grandes operadores. Para as companhias aéreas, a parceria poderá ajudar a aumentar a demanda para manter boa ocupação nos voos e rentabilidade suficiente para manter as rotas.

"Estamos trabalhando para estreitar o relacionamento com os principais agentes do mercado com o objetivo de garantir a posição do Brasil no competitivo mercado global",explica Jeanine Pires, presidente da Embratur.

Na ocasião, foram apresentados a nova etapa do Plano Aquarela (estudo que orienta a estratégia de promoção do Brasil no exterior) e a agenda promocional da Embratur para a Europa em 2009. "O objetivo é enfrentar as incertezas da economia em 2009 e suas possíveis conseqüências no fluxo turístico internacional", disse Jeanine.

Além do vice-presidente Comercial da TAP, Luiz da Gama Mor, e do vice-presidente de Planejamento da TAP Manuel Torres, a reunião teve ampla presença dos gerentes da TAP em diversos pontos da Europa, inclusive países escandinavos e do Leste Europeu;

Sobre o mercado europeu

A Europa é responsável por expressiva parcela do emissivo de turistas para o Brasil. Em 2007, os países europeus enviaram 38% dos cinco milhões de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil. A atual freqüência aérea entre o Brasil e a Europa é de 202 voos semanais (jan/09).

Desde setembro de 2008, está sendo veiculada em diversos países europeus a campanha publicitária Brasil Sensacional. O investimento total da campanha (set/08 a jun/10) é de U$ 88 milhões e o plano total de mídia prevê a veiculação de peças em televisão, publicações impressas, mobiliário urbano e internet.

(JA)