Paraty recebe projeto "Mar de Cultura"

Iniciativa, que será de responsabilidade da empresa de marketing turístico, Chias Marketing, faz parte das ações previstas no Plano Nacional do Turismo, do Ministério do Turismo e do governo Federal

O presidente da Chias Marketing, Josep Chias, responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty, apresentará nessa sexta-feira (06/06), o resultado dos estudos feitos durante 3 meses para tornar Paraty um destino referência em turismo cultural do Brasil. Denominado  Plano Mar de Cultura, o mesmo é  coordenado pela Associação Casa Azul e faz parte do projeto Destinos Indutores do Ministério do Turismo, governo Federal. Paraty está entre os dez municípios escolhidos por este Ministério para tornar-se destino – referência em turismo, sendo a cidade escolhida para ser um modelo em turismo cultural.

Josep Chias mostrará em sua apresentação como aproveitar as características culturais de Paraty e  tornar a  cidade um ícone  do turismo cultural no país, partindo dos movimentos culturais locais, das comunidades tradicionais da cidade - indígenas, caiçara e quilombola, e principalmente seu conjunto urbano que é Patrimônio Histórico Nacional, complementando-se com roteiro gastronômico e de artes.

Atualmente, Paraty é a 11ª cidade mais visitada por estrangeiros, tendo um dos eventos culturais brasileiros mais concorridos, a Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP). (VB)