Paraty deve ganhar centro de convenções em quatro anos

Em quatro anos Paraty deve ganhar um novo centro de convenções. Quem afirma é o presidente do Paraty Convention & Visitors Bureau, Álvaro Volpe Bacelar (foto), em entrevista exclusiva à EVENTOS durante o lançamento do projeto “Mar de Cultura”, uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com a associação Casa Azul, que visa transformar o município em referência do turismo cultural do Brasil.

 

Segundo o presidente, o atual espaço utilizado para eventos de Paraty está incipiente e obsoleto. “O único local disponível é a Casa da Cultura, que tem capacidade apenas para 150 pessoas. Já deixamos diversas vezes de realizar eventos por falta de um empreendimento capaz de acomodar o público”, ratifica.  Bacelar acredita que a construção do novo centro de convenções vai incrementar, de maneira significativa, o turismo no município. “Com o novo espaço teremos mais eventos, que hoje, depois das belezas naturais e da cultura, é o que mais atrai visitantes para Paraty. O local vai nos ajudar a combater a sazonalidade, principalmente nos meses de maio e junho e aumentar em 20% a taxa de ocupação hoteleira da cidade”, salienta.

 

O centro de convenções, de acordo com o presidente, será construído em um terreno de 10 mil metros quadrados, doado ao Convention Bureau pela prefeitura. O projeto deve ser financiado pelo estado em parceria com a iniciativa privada, que será também a administradora do espaço. O objetivo, segundo Bacelar, é colocar o centro nas mãos de uma empresa especializada na captação de eventos. “Vamos abrir uma concorrência para decidir quem fica responsável pelo local. Certamente será alguém com bastante expertise no segmento. O governo carioca também já manifestou a intenção de ajudar com verbas e se comprometeu, além de Paraty, a estimular a construção de um espaço para eventos em Nova Friburgo e Cabo Frio”, explica.

 

Para o prefeito do município, José Carlos Porto Nego, um novo centro de convenções traz na bagagem benefícios incalculáveis para a cidade. “Paraty está no centro dos três maiores pólos industriais e comerciais do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É, indubitavelmente, um grande atrativo turístico. Um espaço para eventos aqui vai gerar um ciclo vicioso. Isso significa dizer que mais visitantes virão à cidade, que vão gastar mais dinheiro, que vão gerar mais emprego, que vai aumentar a renda e a arrecadação da prefeitura, que vai poder investir cada vez mais em melhorias para o município, que vai, por conta disso, atrair mais e mais turistas.. enfim. São benefícios incalculáveis”, finaliza.

 

A infra-estrutura do centro de convenções ainda não foi definida, mas Bacelar adianta que o local terá espaços simultâneos para eventos, capacidade para quase duas mil pessoas, além de exposição de projetos culturais e cursos de capacitação para a comunidade.

 

Para saber mais sobre o projeto Mar de Cultura clique:

 

Paraty desponta como destino cultural

 

Paraty recebe projeto "Mar de Cultura" 

 

Paraty na rota do turismo cultural

 

Foto: Álvaro Volpe Bacelar (presidente Paraty Convention & Visitors Bureau) e Dalva Lacerda (secretária de Turismo e Cultura)