Associação Casa Azul, em parceria com a Chias Marketing, apresenta mapeamento inédito das manifestações
culturais do município
Não é preciso muita explicação para entender porque Paraty é o 11º destino brasileiro mais procurado por turistas. Cidade de pessoas incomuns e cultura isolada. Basta um efêmero passeio pelas redondezas para se deixar epidemiar com tantas singularidades. Os pedregulhos que encobrem os caminhos do centro histórico fazem um contraste quase impecável com o tom opalino das águas, que margeiam boa parte da região. Experimentar a cachaça artesanal, produzida na cidade, é uma tarefa obrigatória, assim como tentar desvendar os segredos ocultos da maçonaria espalhados pelos casarões antigos e até hoje preservados. O jeito obsequioso dos paratienses só não encanta mais do que a sofisticação das pousadas. Luxo e requinte formam uma mistura homogênea e peculiar.
Mas Paraty tem um forte diferencial: a cultura. Junto com ela um forte aliado traz renda e riqueza para a região. Estamos falando do turista. Pensando nesse forte nicho de mercado, o Ministério do Turismo criou o “Mar de Cultura”, cujo objetivo é redesenhar os roteiros do município e levar ao visitante nacional e internacional produtos multiculturais de qualidade. O projeto, desenvolvido pela Casa Azul através da Chias Marketing, foi apresentado ao trade nesta sexta-feira (06/06), em Paraty, e contou com as presenças do secretário Nacional de Políticas do Turismo, Airton Pereira, da secretária de Turismo, Dalva Lacerda, do prefeito da cidade, José Carlos Porto Neto, do presidente da Chias Marketing, Josep Chias, dentre outras autoridades.
“Nosso objetivo é atrair cada vez mais o turista interessado em cultura e fazer com que esses freqüentadores estiquem o tempo de permanência na região. Queremos aumentar o gasto médio e a estadia desses visitantes, que geralmente possuem um alto poder aquisitivo. Nosso foco é na qualidade e não na quantidade de turistas”, salienta Airton Pereira.
Fases do projeto - Segundo Josep Chias o projeto foi dividido em três fases: análise da situação atual, formulação estratégica e plano operacional.
O trabalho da primeira etapa consistiu no conhecimento de Paraty e análise técnica do destino. Nessa parte foi realizada avaliação dos recursos, produtos e serviços turísticos por meio de cinco reuniões setoriais, além de pesquisa com o trade e sistematização de informações.
Na segunda fase o plano concebeu as estratégias de futuro do destino e na última foi elaborado um plano focado no que deve ser melhorado na região. Durante o estudo Chias constatou que 2,9% dos turistas brasileiros escolhem Paraty como destino final. A iniciativa do planejamento faz parte do projeto “Destinos Indutores”, previsto no Plano Nacional de Turismo do Governo Federal.
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