Este foi um dos principais pontos da reunião realizada na última sexta-feira (11), a portas fechadas, entre o ministro Orlando Silva (Esporte) e representantes das secretarias do estado e município que desenvolvem projetos relacionados ao Mundial na capital baiana.
Após ter acesso ao cronograma de cada um dos projetos, o ministro do Esporte considerou os prazos apertados e mostrou a necessidade de acelerar o início das obras.
“Ele (Orlando Silva) fez um apelo aos gestores para enfiar o pé no acelerador, especialmente no que diz respeito à mobilidade, pois é necessário ser ter o mínimo de garantia com os compromissos assumidos”, disse o secretário Ney Campello, da Secopa, um dos participantes da reunião.
Segundo Campello, a partir de agora o ministério do Esporte fará reuniões trimestrais com os gestores para cobrar resultados. “Os cronogramas estão apertados, o prazo para entrega dos projetos é maio de 2013, o que exige um cuidado maior. Se houver mais atrasos, isso pode comprometer a realização da Copa das Confederações.”
Em março haverá um novo encontro, dessa vez em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff, que receberá governadores e prefeitos de cada uma das 12 cidades-sedes para acompanhar a evolução das obras.
Projetos
Entre os diversos projetos apresentados, o secretário Leonel Leal, do Escritório Municipal da Copa destacou o plano diretor desenvolvido com vistas ao Mundial, e reiterou a necessidade de ampliar os investimentos no porto e aeroporto da capital baiana.
Já o secretário municipal de Tranporte, Marcelo Abreu, deu detalhes sobre o Bus Rapid Transit (BRT), cujo projeto básico está sendo concluído por técnicos da prefeitura e do estado. Os gestores discutiram a possibilidade de integração entre o BRT e o Metrô de Salvador.
José Rebouças, presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia, apresentou as modificações previstas no porto de Salvador, com a implantação do terminal de passageiros, e Valter Américo, representante da Infraero, demonstrou a necessidade de instalação de uma segunda pista no aeroporto. Segundo eles, a licitação acontece nos próximos meses e as duas obras devem começar até o fim do semestre.
Segurança
Outro tema abordado durante o encontro foi segurança pública. Apontada como uma das capitais mais violentas do país, Salvador se mostra carente de um planejamento estratégico para o Mundial.
Recém-empossado no cargo, o secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa anunciou a criação de um batalhão especializado em inteligência e operação de grandes eventos, entre eles, a Copa.
Outro anúncio da pasta foi a criação da primeira Base Comunitária de Segurança. Previsto para sair do papel ainda este ano, o projeto é parecido ao das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro.
Karlo Dias - Salvador 14/02/2011
Comentários