
Compra da concorrente garantirá mais 150 voos domésticos diários para 16 destinos
O negócio confirma a estratégia da Gol de focar seus esforços no mercado interno. “O fato de ganhar slots já explica o interesse, além disso, a Gol ganhará também 24 aeronaves, que voam para 16 destinos diferentes”, afirmou Luiz Adônis Batista Pinheiro, professor de transporte aéreo da Universidade Tuiuti do Paraná.
Segundo ele, o negócio não é, no entanto, uma reposta da Gol a compra da Pantanal pela TAM. “Não vejo assim. São operações distintas, a Webjet opera com rotas de grande densidade. Já a Pantanal tem rotas extremamente regionais”, afirmou. “O interesse maior da Gol é pelas rotas que a Webjet opera em São Paulo e Rio de Janeiro”.
O negócio anunciado, nesta sexta-feira (8/7), será fechado pelo valor aproximado de 311 milhões de reais (entre dinheiro e dívida) , podendo sofrer ajuste até a conclusão do negócio. O montante é considerado baixo pelo tamanho da companhia aérea.
Há a dúvida, no entanto, de saber se a saúde financeira da Webjet vai bem ou não. “Ninguém vende uma empresa quando o negócio está indo muito bem, ainda mais com o preço tão baixo”, afirmou Pinheiro.
Baila comigo? - Esta não é a primeira vez que a Gol negocia com a Webjet. Há dois anos, a companhia deu a entender que o negócio não foi para frente devido a Webjet não estar em uma situação financeira favorável, segundo afirmações de Constantino Oliveira Junior, presidente da Gol.
“Hoje, a situação é diferente. O mercado de transporte aéreo cresce até 4 vezes mais que a economia do país e a demanda deve aumentar ainda mais com os eventos esportivos previstos pelos para os próximos anos no país, como Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olímpiadas”, disse Pinheiro.
De acordo com ele, o negócio nada tem a ver com o fracasso da compra da Varig pela Gol em 2007. “São momentos totalmente distintos. Não é possível fazer comparações. Pois a demanda hoje é muito maior do que a de quatro anos atrás”, afirmou o especialista.
Com a aquisição da Webjet, a Gol terá aproximadamente 40% de participação de mercado. A TAM tem aproximadamente 45%, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
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