POA recebe evento esportivo mundial

Mundial de Atletismo Master será aberto nesta terça.
Capital receberá mais de 4,3 mil atletas de 82 países e 8 mil turistas



Porto Alegre prepara-se para receber, a partir de terça-feira, 15, a maior competição mundial dos últimos 50 anos. Mais de 4,3 mil atletas de 35 a 95 anos de 82 países participarão do 20º Campeonato Mundial de Atletismo Master (WMA). A disputa, que acontece a cada dois anos em alguma cidade do mundo, terá abertura oficial às 19h, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), na rua Gonçalves Dias, 628, bairro Menino Deus, para atletas e público em geral. Na segunda-feira, 14, o prefeito José Fortunati receberá a comitiva do campeonato, às 12h, no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico).

A abertura oficial terá desfile das delegações, apresentação de danças típicas gaúchas e da Escola de Samba Copacabana. A Orquestra Villa-Lobos, que interpretará os hinos Nacional e Rio-grandense, também apresentará clássicos do repertório do grupo.

“É um momento ímpar na história da cidade. Estamos tendo bastante trabalho para tudo estar organizado, bem recebermos os visitantes e mostrarmos nossa cidade. Queremos chamar a atenção do mundo para Porto Alegre e, ao mesmo tempo, nos prepararmos para o mundial de 2014”, explica o secretário do Esportes, Recreação e Lazer (SME), Edgar Meurer. A estimativa é que 8 mil turistas cheguem a Porto Alegre, além da imprensa internacional.

Além de ser um evento importante para o turismo e pela importância histórica - é o primeiro maior evento esportivo nos últimos 50 anos e o primeiro a acontecer na América do Sul -, trata-se de um legado esportivo. “Estão sendo reformados diversos pontos da cidade. A importância se dá, ainda, em relação à cultura do esporte, à motivação do porto-alegrense, que se sentirá estimulado a adotar um esporte para sua qualidade de vida”, avalia Meurer.

Provas - Divididas em 14 categorias e 27 modalidades para atletas de 35 a 99 anos, as provas acontecem entre os dias 16 e dia 27, incluindo maratona e marcha atlética de 10 e 20 quilômetros, salto, arremesso, cross country e demais competições olímpicas de pista nas categorias masculina e feminina. 

Em Porto Alegre, elas ocorrerão no Centro Esportivo da PUCRS, na Sogipa, na Escola Superior de Educação Física (Esef), no Centro Cete, no Parque Marinha do Brasil, Usina do Gasômetro e na área da orla do Guaíba. O campeonato será regido pelos regulamentos da IAAF (International Association of Athletics Federations) com as modificações para masters feitas pela WMA (World Masters Athletics). A organização envolverá cerca de 1,5 mil pessoas, entre organizadores e voluntários. De todos os 4,3 mil inscritos, apenas 14% são atletas brasileiros.

As competições de rua implicarão em bloqueios e desvios de trânsito. Cerca de 400 agentes de fiscalização de trânsito e transporte estarão envolvidos na circulação de trânsito e do transporte. Os bloqueios e desvios serão divulgados previamente para o conhecimento da população.

Voluntários - Com coordenação da Secretaria Municipal da Juventude (SMJ), 530 voluntários estarão disponíveis durante a competição, atuando em diferentes áreas, como línguas, fisioterapia, turismo, educação física, comunicação social, administração e atendimento. O campeonato contará com uma Central de Imprensa, localizada no Cete. Para a cobertura nos diversos locais de provas, os profissionais devem se cadastrar no site do evento, no endereço www.wma2013.com ou pessoalmente no Cete.

WMA - A World Masters Athletics é a entidade mundial que rege o atletismo masters – pessoas com mais de 35 anos de idade. O mundial é organizado pela Associação Brasileira de Atletismo Master (Abram) em ação conjunta com Prefeitura de Porto Alegre, Governo do Estado e Ministério do Esporte. A prefeitura participa através das secretarias municipais do Turismo (SMTUR), Juventude (SMJ), Esportes, Recreação e Lazer (SME), Educação (Smed), Meio Ambiente (Smam), departamentos municipais de Limpeza Urbana (DMLU) e de Esgotos Pluviais (DEP) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre