Organizadores e Gestores de Eventos tem regulamentação em fase final

A regulamentação da profissão avança mais uma etapa e chega a sua etapa final de aprovação
Deputada Federal Erika Kokay

Tramita desde 2017, o Projeto de Lei (PL) 7936/17, que visa definir o cenário profissional dos Organizadores e Gestores de Eventos, uma área com crescimento exponencial nos últimos anos. Em 2024, o Projeto de Lei encontra-se em sua etapa final de aprovação pela Câmara dos Deputados Federais. 

O projeto, proposto pela Deputada Rika Kokay, conta com texto substitutivo, que informa diferentes formações necessárias para atuar na indústria de eventos, dependendo da função e responsabilidades em questão. Os requisitos para o exercício de profissionais, são: Titularidade de nível superior na área; Revalidação de diplomas em caso de diplomados por escolas estrangeiras reconhecidas; Pessoas que possuam  diploma de ensino médio, e que tenham exercido a profissão com comprovação por pelo menos 5 anos até a entrada em vigor da lei.

Atividades e Atribuições dos Profissionais:

  • Planejamento, pesquisa, administração, coordenação, produção e execução de projetos de Organização de Eventos; Elaboração de orçamentos e definições operacionais e funcionais de projetos de Organização de Eventos; Estudos de viabilidade técnica e financeira para implantação de projetos e programas de Organização de Eventos; Supervisão e controle da atividade de Organização de Eventos; Suporte técnico, consultoria e outros serviços relacionados à Organização de Eventos. 
Os tipos de eventos são definidos diversos tipos de eventos, como sociais, corporativos, esportivos, culturais, religiosos, entre outros, e o direito ao acompanhamento, torna o organizador de eventos responsável por um plano, projeto ou programa que dê o direito de acompanhar sua execução. Os interessados podem acompanhar e, ainda, votar no Projeto de Lei 7936/17, acessando: 

www.camara.leg.br/