Olimpíadas: Economia compartilhada cresce durante o evento

Compartilhamento de carros durante os jogos olímpicos aumentou em 30%

Os jogos olímpicos, que movimentaram a economia do Rio de Janeiro, também impulsionaram o consumo colaborativo. Durante os 17 dias de evento, o serviço de compartilhamento de carros Parpe (www.parpe.com.br) teve um crescimento de 30% nos alugueis realizados na capital carioca, e sua base de veículos cadastrados também aumentou 20%.

Para Guilherme Cury, porta-voz da empresa, os moradores da cidade aproveitaram a ocasião para fazer uma renda extra, enquanto os clientes queriam fugir dos altos preços. “A economia compartilhada acaba trazendo vantagens para todos os envolvidos e se torna uma alternativa de custo mais acessível em momentos de grande demanda, além de não ter nenhuma burocracia no momento da locação”, destaca.

Além disso, ele atribui a alta procura a uma funcionalidade inédita lançada pelo Parpe chamada “Levo até você”, em que o proprietário do veículo levava o carro até o turista no aeroporto. O serviço proporcionou novas experiências aos usuários. Devido à proximidade entre condutor e proprietário, eles podiam trocar conhecimentos, dicas, sugestões turísticas e até mesmo costumes locais.

Durante as Olimpíadas Rio 2016, a cidade recebeu 1,17 milhão de turistas, a maior parte brasileiros.