Obras do estádio da Beira-Rio avançam com aprovação da Fifa

Os novos pilares internos já podem ser visualizados em vários pontos da fachada do Beira-Rio tanto por quem passa pela Avenida Padre Cacique, como também pela Avenida Beira-Rio.




O Beira-Rio, sede gaúcha da Copa do Mundo de 2014, segue firme com sua obra de modernização. No momento, as equipes da Construtora Andrade Gutierrez, embora estejam atuando em todas as frentes, direcionam atenção especial a dois pontos que prometem fazer diferença: a montagem dos pilares internos da nova cobertura - que dará todo o charme ao empreendimento - e a rede de drenagem a vácuo do novo gramado, que garantirá condições de jogo em qualquer condição climática. Os novos pilares internos já podem ser visualizados em vários pontos da fachada do Beira-Rio tanto por quem passa pela Avenida Padre Cacique, como também pela Avenida Beira-Rio.

A nova drenagem ocasionará a circulação de ar em todo o sistema do campo de jogo durante condições de calor e umidade criadas pelo microclima interno do estádio. Este sistema também vai permitir a manutenção da água no perfil drenante superior do solo em condições de estiagem. O novo gramado - que começa a ser replantado em fevereiro - será constituído de um sistema híbrido de grama natural reforçada com fibras elásticas. Esta fibra será adicionada à mistura de areia e turfa, através de um misturador instalado na obra. 



Com relação às outras frentes de trabalho, a arquibancada superior permanece sendo recuperada. Pilares, vigas e lajes também sofrem tratamento de recuperação. Ainda na parte interna, são executadas as alvenarias sob as arquibancadas - quadrantes 1 e 4. Os novos sanitários do estádio estão recebendo as instalações hidráulicas e revestimento de cerâmica. Com mais de 70% da arquibancada inferior pronta, os trabalhos se concentram na parte traseira com a execução de contrapiso e alvenaria sob as já concluídas, além do piso na área de lojas. No momento, 1.125 operários trabalham na obra.

Do lado de fora, a novidade fica por conta do blocos de fundação dos elevadores do edifício-garagem Além disto, permanecem as fases em execução: pilares, blocos, vigas, drenagem pluvial e aplicação de BGS para o piso. As seis torres de iluminação já foram retiradas para possibilitar a instalação da futura cobertura.

FIFA realiza vistoria 

Quarenta representantes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) realizam na última quarta-feira (30/01) uma inspeção no estádio Beira-Rio. O encontro teve o objetivo de analisar as operações do estádio em um dia de jogo na sede da Copa do Mundo 2014. Dezesseis áreas como segurança, marketing, imprensa, logística e hospitalidade, entre outras, estão envolvidas para que todos os setores funcionem perfeitamente. “Nós temos uma equipe de especialistas que acompanham todas as áreas. Nós não somos arquitetos e especialistas em construção. Estamos cuidando de todos os detalhes que vão afetar os torcedores, jogadores e quem estiver no estádio”, explica o chefe do escritório da Copa do Mundo da FIFA 2014, Chris Unger.

Reuniões, apresentações e visitas dentro das obras marcam os trabalhos da equipe. Os técnicos avaliaram questões relativas à operação dos dias de jogos: segurança, acessos da torcida e da imprensa, estruturas de apoio à FIFA, plano de tráfego em volta do estádio. As obras do Beira-Rio já estão com mais de 55% concluídas. “Estamos dentro dos prazos e o estádio será entregue na data prevista. Tenho certeza que hoje será um belo dia de trabalho para todos”, afirma o presidente do Clube, Giovanni Luigi.

Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o secretário extraordinário da Copa de Porto Alegre, João Bosco Vaz, o gerente geral de integração operacional do COL, Tiago Paes, representantes do Inter e dos poderes municipal e estadual. A próxima visita técnica será em setembro de 2013.


Fonte: ASCOM