O setor hoteleiro brasileiro sob o ponto de vista das mulheres

A rede de resorts IBEROSTAR ouviu funcionárias para entender quais são os desafios enfrentados por elas ao trabalhar nesse segmento.

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado amanhã, 8 de março, a IBEROSTAR Hotels & Resorts ouviu algumas de suas funcionárias no Brasil para compreender quais são os principais obstáculos a serem superados pelas mulheres nesse setor. A rede espanhola de resorts, proprietária do navio-hotel IBEROSTAR Grand Amazon e do Complexo IBEROSTAR Praia do Forte Golf & Spa Resort, na Bahia, está no Brasil desde 2005 e tem atualmente 40% do quadro de seus funcionários representado pela força de trabalho feminina.

A avaliação geral das colaboradoras da empresa é de que as mulheres têm superpoderes, pois conseguem conciliar as diversas áreas da vida com um mercado de trabalho cada dia mais competitivo. Outras ainda citaram que veem no setor hoteleiro a possibilidade de crescimento que vislumbraram no início de suas carreiras. Foi mencionado também o apoio incondicional que recebem de suas famílias diariamente.

Margareth Oliveira

Não fazemos distinção de gênero e temos muitas profissionais que fizeram carreira na empresa. Hoje, quase 40% dos nossos cargos de liderança - a partir do nível de Coordenação – são ocupados por mulheres”, afirma a Gerente Executiva de Recursos Humanos, Margareth Oliveira.

E a empresa soma histórias como a de Mariela Hernandez, que começou a carreira em 2004 como auditora de Recepção em um hotel administrado pela rede IBEROSTAR em Cuba, apoiando a rede na abertura de quatro novos hotéis, e hoje é Vice-Diretora Financeira no IBEROSTAR Praia do Forte, cargo que ocupa desde 2014; como a de Luna Farias, que começou estagiando e hoje, após ter passado nove anos por diversas funções nos departamentos comercial e de marketing da empresa, é Gerente de Distribuição; assim como a trajetória de Jamila Garavito, que foi a primeira secretária do diretor comercial, está na IBEROSTAR desde 2009 e atualmente é Coordenadora de Grupos & Eventos. Essas são histórias que comprovam o respeito e a admiração da empresa por suas funcionárias.

A funcionária Luna Farias, que está no cargo de Gerente de Distribuição desde o ano passado, afirma que tem muito orgulho em fazer parte da empresa: “Hoje, com uma equipe entre comercial e marketing composta por 95% de mulheres, temos certeza da valorização e do trabalho que juntas exercemos”, comenta. Já Mariela Hernandez acredita que "por ser uma empresa familiar, a IBEROSTAR sempre apoia as mulheres, inclusive em cargos de direção".

Temos orgulho em empregar tantas mulheres e contribuir com suas carreiras. O escritório de operações no Rio de Janeiro, que conta com 17 colaboradoras e apenas um homem, é um bom exemplo da presença feminina em nossa empresa. Todos os anos entregamos rosas com o intuito de homenagear nossas funcionárias nesse dia comemorativo”, conclui Margareth Oliveira.

Fonte: assessoria