O Turismo de Itajubá, como fator de desenvolvimento sustentável, integrado à economia local.

Opinião de Wilson Canova, a título de contribuições para a Consulta Pública, parte do Plano Municipal de Turismo (PMT), a se realizar durante a 3ª edição da Conferência Municipal de Turismo Sustentável de Itajubá, nos dias 29 e 30 de novembro, das 8h30h às 18h, no Teatro Municipal Christiane Riera.

Opinião de Wilson Canova, abaixo identificado, a título de contribuições para a Consulta Pública, parte do Plano Municipal de Turismo (PMT), a se realizar durante a 3ª edição da Conferência Municipal de Turismo Sustentável de Itajubá, nos dias 29 e 30 de novembro, das 8h30h às 18h, no Teatro Municipal Christiane Riera.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Itajubá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), que na comunicação oficial informa o objetivo de “promover a expansão do setor turístico por meio da integração entre poder público e iniciativa privada”.

A Conferência é organizada sob a liderança de Cristina Meirelles, Diretora de Turismo de Itajubá, MG, com o apoio do Sebrae, Caminhos da Mantiqueira e outros, onde às 9h30 de 29/11, ocorrerá a palestra “Turismo como fator de desenvolvimento econômico” que será ministrada pela palestrante internacional, consultora, blogueira e conteudista Marta Poggi do Sebrae/MG.

COnfira mais informações sobre a Conferência: https://conexaoitajuba.com.br/3a-conferencia-municipal-de-turismo-sustentavel-de-itajuba/

O autor, Wilson Canova, responde a três perguntas da Consulta Pública do PMT de Itajubá:

1) “Para você, o desenvolvimento do turismo em Itajubá é importante? Por quê?”

O Turismo é importante para Itajubá por ser indutor do desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para os residentes, por atração de recursos de fora para a cidade.

Turismo é um setores com maior potencial de geração de emprego e renda, sobretudo se entendido como uma atividade privada, formada por ampla cadeia de valor, incluindo negócios para empresas e pessoas (B2B2C), em atividades como viagens, eventos, economia criativa, entretenimento, gastronomia e cultura.

O Turismo representa cerca de 10% do PIB no mundo e movimentou no Brasil em 2019, R$ 936 bilhões e 25 milhões de empregos, representando 12,36% do PIB do país, considerando a cadeia estendida, conhecida pela sigla MICE²+FDT (Vídeo de 3 minutos, https://www.youtube.com/watch?v=tzSfZkNB78U).

Itajubá possui excepcional potencial para crescimento no turismo, com a exploração privada, integrada aos demais setores econômicos e orientada por políticas públicas de médio e longo prazo, em tópicos como:

a. Localização privilegiada na região Mantiqueira, proximidade das regiões mais adensadas do Brasil e principais emissoras de turistas, com destaque para as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

b. Destino de Natureza, com a exuberância das montanhas, trilhas e esportes associados.

c. Turismo rural e de base comunitária, com nova fonte de renda para os pequenos produtores e artesãos.

d. Destinos de Eventos e Negócios - Segmento com importante incremento no valor médio de gastos por visitante, além de estimular a modalidade denominada bleisure, junção das palavras business (negócios) e leisure (lazer), que combina viagens a negócios com lazer.

e. Atração de estudantes - Destino de Educação, Científico e Tecnológico, com resultados para as 12 instituições de ensino superior, ensino profissionalizante, comércio e serviços associados, como moradia e alimentação.

f. Atração de empreendedores com perfil inovador - Destino de Empreendedorismo de Base Tecnológica, com a integração por Hub de Inovação Aberta (ver abaixo) da INOVAI, INCIT, Itajubá HardTech, Instituições de Ensino e Pesquisa - Parque Tecnológico, UNIFEI, FACESM, FEPI, Faculdade de Medicina, dentre outras instituições, de Itajubá e da região.

g. Fornecedora de soluções para transformação digital para Cidades e Destinos Inteligentes - Itajubá reúne os atributos para se tornar fornecedora e referência no desenvolvimento de soluções para cidades e destinos inteligentes, por seu ecossistema de ensino, pesquisa e empreendedorismo de base tecnológica (iOT, 5G, inteligência artificial, transição energética e segmentos relacionados).

h. Capacidade hoteleira - O segmento de hospedagem instalado para atender principalmente o mercado corporativo, pode melhorar os resultados econômicos com o desenvolvimento do turismo de lazer e modalidade bleisure, item 4, acima, absorvendo parte da demanda regional, e assim compensar a limitação da extensão territorial do município.

2) “Gostaria de contar melhor a sua visão sobre turismo? Escreva aqui:”

Turismo é uma atividade econômica que pode ser desenvolvida de forma plena, somente se reconhecida e tratada como:

a. Atividade complexa - exigente em gestão com visão estratégica, metas de médio e longo prazo e combinação de competências multidisciplinares, como:

a.1. Mapeamento da vocação do território e cultura.

a.2. Inventário, localização e infraestrutura para atender às demandas.

a.3. Formatação da oferta (produtizar os atrativos.

a.4. Capacitação de profissionais e organizações.

a.5. Comunicação e marketing - centrados no meio digital.

a.6. Comercialização com foco em fidelização e lucratividade, com uso intensivo em ferramentas digitais para venda direta.

b. Natureza Privada - A iniciativa privada deve assumir o protagonismo da execução.

c. Geradora de emprego e renda, para a sociedade e receita líquida para o município (dinheiro de fora), com impacto econômico e social.

d. Transversal - Movimenta as pessoas e organizações de todos os setores econômicos, e por isso deve ser explorada de forma integrada aos demais setores econômicos.

e. Engajadora - Possui alto potencial para estabelecer conexões e envolvimento emocional, e se beneficiar do “efeito de rede”, recurso do meio digital, onde cada novo visitante, conteúdo e experiência compartilhados, enriquece a experiência para todos.

3) “Gostaria de contar algo que não perguntamos? Fique à vontade para escrever.”

Por meio da startup Boomerangoo, incubada na INCIT, Incubadora de empresas de base tecnológica de Itajubá, estamos preparando a apresentação para implementar a Boomerangoo, plataforma colaborativa para conectar cidades, pessoas e organizações, para ajudar e encontrar e divulgar bens, serviços, eventos e conteúdos, de maneira hiper personalizável e humanizada.

A plataforma funciona como um Hub de Inovação Aberta, para promover a competitividade e desenvolvimento sustentável, com foco na transformação digital de negócios e territórios, em abrangência multissetorial e âncora no Turismo, Eventos e Economia Criativa, além de agregar soluções para cidades e destinos inteligentes e mais humanos.

Vídeo overview: https://www.youtube.com/watch?v=FTly16ynWwI&t=58s

Wilson Canova

Sobre o autor e atividades para contribuir com o desenvolvimento do turismo de Itajubá

Wilson Canova é técnico agropecuário, empreendedor em negócios digitais, residente em São Paulo, CEO e cofundador da startup Boomerangoo, sediada em Itajubá, MG, incubada na INCIT, spin-off da B2ML e 180 Soluções.

Canova estuda os setores turismo, eventos e economia criativa desde 2013, com participação em mais de 200 eventos nos temas de turismo e Eventos, sendo a maioria presencial, como parte do desenvolvimento da startup Boomerangoo, incluindo estudos e reuniões com a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Itajubá desde 2018, com o então Secretário Massoud e a atual diretora de Turismo, Cristina Meireles; SindHBR (Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Itajubá), Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira; COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), trazendo as participações de especialistas em desenvolvimento de destinos turísticos e em marketing de destinos e eventos; empresários de Itajubá, Bernardo Vasconcelos de Carvalho, sócio da B2ML Sistemas e Presidente da RETIC/APL de TIC Itajubá e Leandro Moron Pereira, sócio da 180 Soluções e Boomerangoo; Baobah Soluções (Bianca Colepicolo, ex Secretária de Turismo de Ilhabela); MICE+T Brasil, por seus sócios Sergio Junqueira Arantes (CEO e fundador do grupo Conecta Eventos, Diretor do Prêmio Caio, VP da ADVB, presidente e fundador da Academia Brasileira de Eventos e Turismo); Elza Tsumori (Casa Barcelona e presidente da Câmara Brasileira da Indústria de Eventos); Aristides Cury (Presidente da ADVB e Top Destinos); Edmundo Monteiro de Almeida (Peoplemais); Jorge Medauar (Coopera Cria).

A plataforma Boomerangoo está no ar na versão Alpha 1, não comercial, e planeja lançamento comercial e operacional em São Paulo, próximo do dia 25 de janeiro de 22, data do aniversário da cidade, seguido de Itajubá, como piloto para replicação em cidades no Brasil. A iniciativa conta com apoio de instituições públicas e privadas, incluindo o Governo de São Paulo (SETUR-SP); Prefeitura de São Paulo (SMDET), Câmara Municipal de São Paulo (Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, Lazer, Gastronomia e Eventos) e cerca de 20 entidades setoriais.

Referência: “A Relevância e o Protagonismo da Indústria de EVENTOS  no Brasil”

Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=tzSfZkNB78U, produzido por iniciativa de Sergio Junqueira Arantes, IP, CEM, com o apoio dos embaixadores do Fórum Eventos 2019, sob o patrocínio das principais entidades da Indústria de EVENTOS.

O vídeo demonstra a relevância e importância do setor no Brasil, do ponto de vista econômico e social, ou como fator de difusão do conhecimento.