Netza investe em eventos de experimentação

Agência aposta em experience marketing, uma tendência que vai além do conceito institucional como forma de apresentar uma marca, produto ou serviço

Netza
A Netza, agência de comunicação integrada, passou a investir no chamado experience marketing ou marketing de experiências em suas ações promocionais: os eventos de experimentação, nos quais os participantes são “imersos” em uma marca, produto ou serviço por meio de atividades interativas. Baseia-se na ideia de que vivenciar algo marca mais do que qualquer outra ação, conforme explica Fabiana Schaeffer, sócia-diretora da agência, que conta com vários cases do tipo em seu portfólio.

Fabiana Schaeffer, sócia-diretora da Netza
”A experimentação vai além por ser mais concreta: o público efetivamente degusta determinado item, experimenta-o de forma prática. Não fica só na abstração conceitual de vivenciar. É capaz de formar uma opinião após o entender e o analisar”, afirma. Tais eventos são relacionados às sensações humanas - a marca e seus atributos são melhor percebidos com o compromisso de aproximar parceiros, colaboradores, jornalistas, demais formadores de opinião, clientes e potenciais clientes.

Para visualizar o conceito do marketing de experiências, destacam-se as ações de degustação de um produto no ponto de venda, que buscam um lugar entre as inúmeras opções de vários outros itens. Esse “velho” conceito de experimentação saiu dos mercados e ganhou corpo em ações promocionais. “Com relação à experimentação, relembramos o dito popular ‘quem sabe faz ao vivo’. Não basta todos falarem que a margarina é boa, tem que ter uma promotora no ponto de venda com um pãozinho para experimentar", brinca Fabiana.

Essa ferramenta também é utilizada para reforçar um posicionamento de marca. “Muitos produtos e serviços possuem barreiras naturais de experimentação, seja por fidelidade às marcas, seja porque o público tem um perfil mais retraído. Durante a atividade é criado o momento certo para a quebra desses obstáculos, em que se ‘prepara o terreno' para a abordagem mais natural”, diz ela.

Mercedes-Benz: um dos cases de sucusso da Netza


Entre os cases da Netza, estão a experiência “MINI ao Máximo”, evento de relacionamento da BMW que levou 40 jornalistas do setor automotivo para um test drive com os veículos MINI na Fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP).

Com a Belcorp, terceira maior empresa de cosméticos da América Latina, a Netza produziu uma coletiva de experimentação com o objetivo de apresentar à imprensa a marca recém-chegada ao Brasil. O evento, com espaços temáticos referente às três marcas da empresa-cliente, proporcionou momentos lúdicos, nos quais os convidados tiveram a oportunidade de degustar cada produto e serviço.

Na parceria da Samsung com a operadora Vivo, a Netza apresentou aos usuários todos os benefícios oferecidos pelo Galaxy Note. A iniciativa contou com ações em que era possível experimentar o novo produto, que combina a usabilidade dos tablets com a portabilidade de um smartphone, adequando-se aos momentos profissionais ou de lazer. Os resultados de um evento de experimentação são mais efetivos e impactantes. “As pessoas realmente lembram o que vivenciaram, a experiência fica fixada na mente”, conclui a sócia-diretora da Netza.

A Netza

A Netza é uma agência especializada em Comunicação Integrada, que atua há 11 anos no mercado com foco em Eventos, Promoções e Endomarketing, Campanhas de Incentivo, Marketing Direto, projetos online, de mídia e de criação. A Agência também une ferramentas de marketing em projetos 360° para atingir os objetivos de seus clientes. Atualmente, integram o portfólio da empresa as marcas Ultragaz, Mercedes-Benz, McLaren, Instituto Ayrton Senna, Petrobras, Honda, Colgate, Vivo e Flora.

Fonte: COMMUNICA BRASIL