Nem só de ensino acadêmico vive o conhecimento

Fomos ensinados que apenas acumulando diplomas estamos nos atualizando. Quando na verdade ampliar o saber está em manter-se curioso e beber em diversas fontes.

Parece que foi ontem o momento em que, obrigados a trabalhar de casa, transformamos o que antes era apenas nosso lar, em escritório, sala de aula, academia e muitos outros “estabelecimentos”.

Você se lembrará de uma obrigação quase velada de utilizar o tempo em casa para fazer cursos e estudar, não é?

Era uma máxima ter que postar em redes sociais, como o próprio Linkedin, que estávamos buscando o conhecimento e “aproveitando” o fato de estar em casa para investir em atualizações. Mas, quem foi que disse que só é possível expandir nosso saber dentro de uma sala de aula?

Antes da pandemia eu me dedicava muito a participar de cursos e palestras. Fiz muitos cursos presenciais sobre marketing digital, vendas e inovação. Porém, não sentia o mesmo entusiasmo para finalizar cursos online. Além de não ter o contato com outras pessoas - o que obviamente é incrível - a dinâmica de casa não permitia ter a mesma concentração.

O resultado? Uma leve frustração e a sensação de que estava perdendo o trem. Contudo, conversando separadamente com alguns colegas, me dei conta que não era só difícil para mim, muitos estavam enfrentando o mesmo problema.

Mas, por que pensamos que só a formação acadêmica é importante?


© Depositphotos.com / lightsource


Fomos ensinados que apenas acumulando diplomas estamos nos atualizando. Quando na verdade ampliar o saber está em manter-se curioso e beber em diversas fontes.

Os cursos não presenciais não eram para mim, mas encontrei em podcasts uma maneira ótima de estender meus horizontes enquanto fazia outras tarefas, como conduzir. Outras pessoas podem preferir livros, audiolivros ou vídeos. São incontáveis os recursos que podemos buscar. Basta continuar curioso.

Essa dinâmica de Educação Continuada significa exatamente estar em constante movimento pelo saber. Esse método prova exatamente que, apesar de vital para o desenvolvimento profissional, devemos estimular nossa percepção fora do meio acadêmico. Nem só de diplomas e certificados vive o homem.

Conhecimento e Eventos

Nosso setor é um dos mais dinâmicos e temos uma facilidade que poucos mercados possuem: acesso. Reflita sobre a quantidade de mercados distintos que trabalhamos: serviços, vestuário, saúde, financeiro, entre muitos outros. Em algum momento podemos estar trabalhando pela primeira vez com um setor até então desconhecido para nós. Se criarmos uma rotina de ler um pouco mais e conversar um pouco com os clientes, já despertaremos um novo olhar sobre aquele mercado.

Outra forma interessante são os ecossistemas, que já comentei aqui. Nas reuniões e networking entre membros é possível conhecer um pouco mais sobre os outros lados desse prisma chamado “Eventos”. E assim, sem perceber, estamos ampliando nosso conhecimento.

O que quero dizer com tudo isso é que devemos parar de crer que nosso futuro profissional depende exclusivamente de formação. Nossa carreira está no conhecimento. E o saber está em tudo e em todos os lugares. Pode parecer desanimador não terminar um curso à distância, mas se trocarmos por outra fonte de informação, está tudo bem. Basta querer. Basta ser curioso. Basta buscar o recurso que melhor se encaixa na sua realidade.

Aproveite que o ano está apenas começando e mude seu pensamento. Depois, conte-me o quanto sua base ficará mais larga e sólida.

Pedro Luis Torrano é sócio-diretor da Triart – pedro@triart.com.br e publica toda terceira semana do mês