Nando Reis e Serginho Groisman estão entre convidados da Bienal do Livro de SP

Mais oito personalidades brasileiras confirmaram participação na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 12 e 22 de agosto de 2010, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, zona norte da capital paulista. Este ano, a organização do evento está preparando uma programação cultural diferenciada e plural para oferecer entretenimento e conhecimento aos visitantes da maior feira editorial das Américas.

Confirmaram presença a ilustradora e escritora Eva Furnari, o ilustrador e escritor Fernando Vilela, o cantor e compositor Nando Reis, a escritora de livros infanto-juvenis Ruth Rocha, o apresentador Serginho Groisman, a apresentadora Soninha Francine, o instrumentista e compositor Toninho Horta e o cantor e compositor Wilson Sideral.

A preparação da programação cultural da Bienal está pautada na relevância dos temas abordados e na abertura de espaço à pluralidade de opiniões e de áreas representadas.

Tomarão parte da programação do Salão de Ideias Eva Furnari, Fernando Vilela, Nando Reis, Ruth Rocha e Soninha Francine. Já um espaço da Bienal do Livro especialmente dedicado ao público jovem receberá Nando Reis, Serginho Groismann, Toninho Horta e Wilson Sideral.

O Salão de Idéias é a principal atração da Bienal do Livro, sendo um espaço aberto ao debate plural entre grandes escritores e personalidades dos campos editorial, intelectual e acadêmico, sempre com a participação do público que visita o evento. A atração promoverá por volta de 40 encontros ao longo dos 11 dias de duração da feira. Ele é organizado por dois curadores: o jornalista Manuel da Costa Pinto, editor do programa Entrelinhas e apresentador do Letra Livre, ambos da TV Cultura; e o também jornalista e especialista em cinema Alexandre Agabiti Fernandez.

Sob curadoria da editora e consultora em educação Maria Tereza Rangel, o espaço da Bienal do Livro especialmente dedicado ao jovem irá abordar questões que envolvem o momento de escolhas e de definições da própria identidade em que vivem, incluindo aspectos culturais e do mercado de trabalho para este público.

Já haviam confirmado participação na Bienal do Livro de São Paulo a iraniana Azar Nafisi, autora do best-seller “Lendo Lolita em Teerã”, que participará também da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty); o escritor norte-americano Benjamin Moser, autor de “Clarice,” (biografia da escritora brasileira nascida na Ucrânia Clarice Lispector), outro participante da festa paratiense; Conn Iggulden, autor britânico de épicos para o público juvenil, como a série “O Imperador”; John Boyne, escritor irlandês autor de “O menino do pijama listrado”, livro que retrata a amizade entre o filho de um oficial nazista e um garoto prisioneiro em um campo de concentração nazista; e Jostein Gaarder, que escreveu o “Mundo de Sofia”, título reconhecido mundialmente que já foi traduzido para 42 idiomas.

Entre os brasileiros, foram confirmadas a presença do jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor do best-seller “1808”; o desenhista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica; o professor, colunista, apresentador de TV e autor Pasquale Cipro Neto; e o escritor, poeta, cronista, professor, teólogo, filósofo, psicanalista e entusiasta da gastronomia Rubem Alves. Também estarão na Bienal do Livro a atrizes Regina Duarte e Nívea Stelmann e os atores Ary Fontoura, Paulo Goulart e Sergio Marone, que ocuparão o Palco Literário, espaço criado para envolver a literatura com as demais expressões artísticas, que tem curadoria de Walcyr Carrasco.