Mais oito personalidades brasileiras confirmaram participação na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 12 e 22 de agosto de 2010, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, zona norte da capital paulista. Este ano, a organização do evento está preparando uma programação cultural diferenciada e plural para oferecer entretenimento e conhecimento aos visitantes da maior feira editorial das Américas.
Confirmaram presença a ilustradora e escritora Eva Furnari, o ilustrador e escritor Fernando Vilela, o cantor e compositor Nando Reis, a escritora de livros infanto-juvenis Ruth Rocha, o apresentador Serginho Groisman, a apresentadora Soninha Francine, o instrumentista e compositor Toninho Horta e o cantor e compositor Wilson Sideral.
A preparação da programação cultural da Bienal está pautada na relevância dos temas abordados e na abertura de espaço à pluralidade de opiniões e de áreas representadas.
Tomarão parte da programação do Salão de Ideias Eva Furnari, Fernando Vilela, Nando Reis, Ruth Rocha e Soninha Francine. Já um espaço da Bienal do Livro especialmente dedicado ao público jovem receberá Nando Reis, Serginho Groismann, Toninho Horta e Wilson Sideral.
O Salão de Idéias é a principal atração da Bienal do Livro, sendo um espaço aberto ao debate plural entre grandes escritores e personalidades dos campos editorial, intelectual e acadêmico, sempre com a participação do público que visita o evento. A atração promoverá por volta de 40 encontros ao longo dos 11 dias de duração da feira. Ele é organizado por dois curadores: o jornalista Manuel da Costa Pinto, editor do programa Entrelinhas e apresentador do Letra Livre, ambos da TV Cultura; e o também jornalista e especialista em cinema Alexandre Agabiti Fernandez.
Sob curadoria da editora e consultora em educação Maria Tereza Rangel, o espaço da Bienal do Livro especialmente dedicado ao jovem irá abordar questões que envolvem o momento de escolhas e de definições da própria identidade em que vivem, incluindo aspectos culturais e do mercado de trabalho para este público.
Já haviam confirmado participação na Bienal do Livro de São Paulo a iraniana Azar Nafisi, autora do best-seller “Lendo Lolita em Teerã”, que participará também da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty); o escritor norte-americano Benjamin Moser, autor de “Clarice,” (biografia da escritora brasileira nascida na Ucrânia Clarice Lispector), outro participante da festa paratiense; Conn Iggulden, autor britânico de épicos para o público juvenil, como a série “O Imperador”; John Boyne, escritor irlandês autor de “O menino do pijama listrado”, livro que retrata a amizade entre o filho de um oficial nazista e um garoto prisioneiro em um campo de concentração nazista; e Jostein Gaarder, que escreveu o “Mundo de Sofia”, título reconhecido mundialmente que já foi traduzido para 42 idiomas.
Entre os brasileiros, foram confirmadas a presença do jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor do best-seller “1808”; o desenhista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica; o professor, colunista, apresentador de TV e autor Pasquale Cipro Neto; e o escritor, poeta, cronista, professor, teólogo, filósofo, psicanalista e entusiasta da gastronomia Rubem Alves. Também estarão na Bienal do Livro a atrizes Regina Duarte e Nívea Stelmann e os atores Ary Fontoura, Paulo Goulart e Sergio Marone, que ocuparão o Palco Literário, espaço criado para envolver a literatura com as demais expressões artísticas, que tem curadoria de Walcyr Carrasco.
Comentários