NYC & Company e SPTuris fecham acordo de cross promotion

A NYC & Company e São Paulo Turismo - respectivamente responsáveis pelo marketing e promoção de turismo das cidades de Nova York e São Paulo - fecharam  hoje acordo de promoção mútuo para aumentar o tráfego de turistas entre os dois destinos em 2011. A parceria histórica entre a maior metrópole da América Latina e "Capital do Mundo" foi selada pelo presidente da SPTuris ,  Caio Luiz de Carvalho, e pelo CEO da NYC & Company George Fertitta, durante coletiva para imprensa no hotel Emiliano, em São Paulo.

Entre as diversas ações de cross-promotion previstas, estão a troca de publicidade online, suporte  no departamento de comunicações e compartilhamento de marketing de promoção turística em seus respectivos mercados. A primeira ação já ocorre a partir desta quarta-feira, quando as propagandas sobre tarifas especiais da American Airlines para o trecho NYC/SP-SP/NYC** poderão ser vistas nos sites oficiais de turismo de ambos os destinos - o   nycgo.com e o cidadedesaopaulo.com. Foram criadas páginas especiais em português para quem entra com o IP brasileiro no site de NY e em inglês para o público norte-americano que acessar o site da São Paulo Turismo.  Além disso, informações sobre o que fazer nas cidades, itinerários, circuito cultural e de compras também farão parte dos hotsites, que ficarão no ar até 8 de Abril de 2011.

O site nycgo.com já publicou um especial sobre o que fazer em SP para os nova-iorquinos e passagem em português para icentivar o público brasileiro
 
O video da campanha também está disponível no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=n2tjYTeDDi0&feature=player_embedded
 
As condições especiais foram informadas em primeira mão à membros da imprensa  pelo diretor da AA no Brasil, Dilson Verçosa. As ofertas ocorrem por  tempo limitado  com passagens custando USD 1.099. Os valores são válidos somente para viagens no trecho SP-NYC/NYC-SP, adquiridas no período de 29 de Março a 8 de Abril de 2011 e ocorridas até 30 de Setembro de 2011.  Em Nova York  vale para os aeroportos La Guardia, JFK e Newark. Além disso, a American oferece voos sem escalas a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e conexões em Belo Horizonte, Brasilia, Recife e Salvador.
 
"As tarifas especiais vão aumentar ainda mais o turismo entre Brasil e Nova York. Atualmente, operamos mais de 60 frequencias semanais em  seis cidades brasileiras. E nosso compromisso é continuar a crescer mais ainda, como estamos fazendo nos ultimo 20 anos", afirma Verçosa.

Tanto interesse pelo Brasil tem enorme razão de ser. Em 2010, o país enviou 423  mil turistas à NYC - um novo recorde, que o colocou entre os sete maiores mercados emissores internacionais e como o maior da América do Sul.

"Os Estados Unidos são o maior mercado emissor de turistas para o Brasil, enquanto que os brasileiros estão entre o maior número de visitantes para os EUA, provenientes da América do Sul", informa Miachel R. Bloomberg, prefeito da Cidade de Nova York. - "Esses números se somam à recente visita de Obama ao Brasil e seu encontro com a presidente Dilma Rousseff, ressaltando a importância das Relações Exteriores entre os dois países. Já as cidades de São Paulo e Nova York estão comprometidas a auxiliar nos acordos de cooperação econômica e turística entre Estados Unidos e Brasil, e zelar por sua própria parceria, no sentido de trocar ideias e fomentar a entrada de mais turistas e negócios para ambos os destinos. Desta maneira, esse importante cross-promotion reflete os passos que nossos líderes estão dando em direção à troca de recursos e benefícios mútuos para ambas as economias".  
 
A escolha das cidades foi decisiva pela importância que ambas projetam no cenário mundial, já que Nova York e São Paulo são duas importantes capitais financeiras, industriais e comerciais. O secretário de Assuntos Econômicos da admnistração Bloomberg,  Robert K. Steel, faz essa comparação ao enaltecer o alcance que ambas terão ao trabalharem juntas. "Nossa perspectiva é que o número de turistas aumente de forma considerável e mais negócios sejam originados a partir dessa parceria. O impacto econômico do turismo em Nova York no ano passado foi estimado em US$ 46,5 bilhões, gerando 320 mil vagas de emprego".

Por outro lado os " brasileiros procuram por destinos dinâmicos e efervescentes, um estilo de viagem que se parece com seu próprio perfil", ressalta George Fertitta, CEO da NYC & Company. "O Brasil é o maior emissor da América Latina, o que na prática significa duas vezes mais turistas do que recebemos da Argentina, o segundo maior mercado da região.  Paulistanos em particular, são os que se sentem mais atraídos, pela similaridade cultural, grandes eventos, diversidade gastronômica e pelo ritmo parecido das suas cidades."

A parceria anunciada hoje ocorre um dia após Fertitta ter palestrado no Fórum Panrotas 2011 - um evento  na capital paulista para 2 mil profissionais do setor de turismo - e uma semana após trazer sua primeira missão de vendas à São Paulo, desde a abertura de seu escritório representativo no Brasil, em 2007. Todos esses acontecimentos, aliados à recente partida de Obama, uma semana atrás,  e ao fato de que esta é a segunda coletiva que Fertitta concede à imprensa após ter sido indicado como membro do Conselho de Promoção do Turismo Nacional do presidente Barack Obama, são de grande magnitude para a promoção do destino no país. Especialmente pelo objetivo estratégico de George Feritta no cargo, que é o de aumentar e facilitar a entrada de turistas estrangeiros nos EUA.

"São Paulo é um pólo econômico e cultural, além de um eixo de conexão para a América do Sul. No ano passado recebemos aproximadamente 11,7 milhões de turistas, dentre os quais 1,7 milhões eram estrangeiros",  diz Caio Carvalho, presidente da São Paulo Turismo. "Hoje, a cidade conecta mais de 50 destinos ao redor do mundo e recebe 65% de todos os voos internacionais que chegam ao Brasil. Além disso, a cidade concentra o melhor do país, como um pólo cultural e econômico, como realizadora dos maiores eventos e feiras corporativas. Tudo isso faz de São Paulo um lugar único, que continua a se reinventar a cada dia, em busca da constante excelência e hospitalidade."

O MERCADO BRASILEIRO E A QUESTÃO DO VISTO

Os EUA continuam sendo o principal destino internacional para os brasileiros. A estimativa é que em 2010, 1,197  milhões de brasileiros visitaram o destino - um número 34%  acima do que o resgistrado em 2009. Além de maior mercado emissor da América do Sul também para os EUA, o Brasil contribuiu para um número recorde de  turistas em Nova York. Em 2010,  foram 48,7 milhões de visitantes na cidade,  que espera atingir a meta do prefeito Bloomberg de chegar aos 50 milhões até 2012.

Já o Conselho de Promoção Turistas dos EUA, do qual George Fertitta faz parte, e US Travel Association esperam que a Casa Branca inclua o Brasil no visa waiver program, o que daria isenção de visto aos turistas e abriria consideravelmente os mercados. Em 19 de março, Barack Obama esteve em Brasília na companhia da presidente Dilma Roussef para anunciar a política de céus abertos entre os dois países e multiplicar o tráfego aéreo, num acordo de cooperação mútua. O próximo passo é a mudança das regras quanto a entrada de turistas brasileiros nos EUA. A medida permitira livre tráfego entre os dois destinos e dobraria o número de turistas nos dois países provenientes de seus respectivos mercados.