O Turismo está de luto. Álvaro
A caminho de Teresópolis, cidade na qual repousava de suas lutas, onde a família o esperava para a ceia de Natal, serenamente e simplesmente fechou os olhos e partiu. Sofrera um infarto fulminante e já chegou ao hospital morto.
Deixou dois filhos do primeiro casamento,
Ao lado da sua Yvonne, nos últimos anos, a par de suas múltiplas atividades a frente do Grupo Othon e da Abih,
Morreu um dos ícones da hotelaria nacional: Álvaro
Nos últimos três anos, à frente da ABIH Nacional, Bezerra de Mello se mostrou incansável na luta pelos pleitos da indústria da hotelaria nacional. Impulsionou o crescimento do Congresso Nacional de Hotelaria - Conotel e promoveu o debate contínuo sobre a preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016.
Nascido em Pernambuco, em 1931, de índole inquestionável e admirado por todos, o empresário foi nomeado simbolicamente pelo trade de turismo como "O Embaixador do Turismo" por suas pró-atividade e pelas iniciativas adotadas em questões relacionadas ao setor.
Em 2005, foi eleito por unanimidade o Grand Prix Prêmio Caio, tendo sido homenageado em grande evento realizado a bordo do cruzeiro inaugural do Mistral,
Álvaro Bezerra de Mello estava á frente de diversos projetos que vinham sendo desenvolvidos pela ABIH Nacional. A entidade presidida por ele encerrou o ano com várias atividades na área de sustentabilidade e capacitação profissional consolidados, com destaque para os projetos de qualificação hoteleira como o projeto, em parceria com o Ministério do Turismo, Escola Virtual dos Meios de Hospedagem e para a parceria com o SEBRAE através do projeto de Qualificação dos Pequenos Meios de Hospedagem.
Além dessas ações, produziu uma série de artigos, publicados na mídia nacional, defendendo as posições da hotelaria nacional, entre elas, com relação à Lei de Reciprocidade dos vistos e sobre a normatização dos cruzeiros. Também por iniciativa da ABIH Nacional, o Ministério do Turismo criou, junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma linha especial de financiamento voltada para a reforma e ampliação do parque hoteleiro do país em função dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014.
Dono de um carisma contagiante, Alvaro Bezerra iniciou sua carreira no Grupo Othon, em 1954, trabalhando na área têxtil. Ocupou vários cargos nos negócios da família, incluindo a posição de diretor-executivo de Hotéis Othon, onde ele atuou por mais de 40 anos. Sua projeção dentro da empresa foi tamanha que poucos anos depois, logo em 1960, passou para a área hoteleira do grupo, sendo nomeado diretor executivo e, posteriormente, presidente dos Hotéis Othon.
Fruto de sua iniciativa e grande esforço pessoal, ergueu nas praias de Copacabana o Rio Othon Palace, e também o Belo Horizonte Othon Palace e o Bahia Othon Palace, portentosos empreendimentos hoteleiros que se tornaram marcos na hotelaria destas cidades.
Membro do Conselho Nacional do Turismo (CNT), Álvaro Bezerra de Mello integrou diversas entidades de classe, como a SATO, que presidiu entre 1965 e 74, e a AHT, que presidiu de
Álvaro Bezerra de Mello concluiu seus estudos fundamentais no Colégio São Bento, no Rio de Janeiro. Depois, estudou na Phillips Exeter Academy em Exeter, N.H. e na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachussets, Estados Unidos, onde ele se formou em Economia em 1954.
Álvaro
Ele tinha 79 anos e sofreu um enfarte fulminante. A Cerimônia de cremação será realizada na segunda-feira, às 12h30, no cemitério do Caju.
A Presidente da Academia Brasileira de Eventos manifesta seu pesar pelo falecimento do Acadêmico Alvaro Bezerra de Mello
“Ficamos desolados. A perda da presença, porem nunca da lembrança, imagem, referência, respeito, admiração ao ilustre e admirável colega e amigo, Membro da Academia Brasileira de Eventos,
Sua ausência será sempre sentida e jamais substituída, diante de sua elegante presença, e sempre, sábias palavras.
Desta vez, pegou
Não poderíamos deixar de lembrar-se de suas palavras, na penúltima Reunião do Colégio Acadêmico, realizada em outubro passado, no Rio de Janeiro, por ocasião das homenagens efetuadas ao querido e saudoso Acadêmico recentemente falecido,
Antes de Acadêmico, ou qualquer outro cargo absolutamente transitório, fica nossa mensagem querida, sentida e reconhecida, ao grande homem, com todas as letras e doutores em maiúscula:
DOUTOR ÁLVARO BRITO
DEUS o tenha em sua infinita bondade e o acolha em seus braços cheios de amor!
Sua presença será sentida para sempre”
Amigos e companheiros de
Deixava seus merecidos títulos nas gavetas da vida, dentre os quais o fato de ter sido formado em Harvard nos USA. Fluente em varias línguas, a que mais utilizava era para o deslizar de doces palavras, atenções e constantes gestos de elegância. Elegância no vestir, no andar, no se referir aos outros. Um atleta das águas do Rio, que o mantiveram forte, ereto e formoso por longo tempo. Casado com uma mulher exemplar Dona Ivone, não cansava de falar com orgulho daquela que ele tanto amou, descrevia sua obra em prol dos mais carentes, e falava de boca cheia, lamentando a pouca visão dos nossos, em enxergar o que para o exterior já era tão claro. Exercitou a paciência dos sábios, sendo instigado, mas ouvindo.
Tomou suas decisões e na hotelaria brasileira ressaltou sua paixão pelo Rio, transbordando em ações em prol do melhor para todo o Brasil. Foi por muito tempo o fiel da balança e na Abih viu uma parte de seus sonhos pessoais se realizarem, porque dela sua empresa fez parte desde a Fundação. Alvaro respirou a Abih por longos e bons anos. Foi Presidente da Abih Rio, diretor e vice-presidente da Nacional em vários mandatos. Emprestou seu nome e prestigio a muitas gestões. Era de poucas palavras, mas optava pelo bom senso, no agir e no querer. Contemplou diferenças, conviveu com desiguais, teve de respirar fundo muitas vezes, e sempre prevalecia o exercício da paciência.
Como todo ser que veio para também brilhar, compartilhou sua sabedoria ensinando a melhor viver. Falava com orgulho de seus filhos que vivem fora do país e de sua filha que mora no Brasil. Carioca por opção, lá no fundo do seu coração falava alto ser Nordestino e pesou forte as suas origens para desenvolver a hotelaria da Bahia, Ceará e outros estados, com empreendimentos da Rede Othon. Foi homem de livre transito entre as elites empresariais do eixo Rio e SP, mas isto não mudou o seu semblante e os seus atos.
Alvaro escreveu seu nome na história do empresariado de nosso país, porque realizou, com gestos, obras e profissionalismo, muitas coisas em prol da construção do nosso desenvolvimento. Ele partiu de uma forma que não lhe trouxe sofrimento ou dor, foi como chegou, e para onde vai, festejará a colheita de sua trajetória, mistério este que somente Deus poderá nos desvendar. A nós a saudade do amigo e valioso colega. Ao Brasil, mais algumas linhas, na construção do lado bom da nossa história.
Algumas perdas podem parecer irreparáveis, se nós não alcançarmos o valor delas, o que delas fluiu e surgiu, porque vieram e porque se foram. Perder pessoas queridas é além da dor, a sensação do vazio que fica no lugar que nossos olhos continuam a querer ver. Que Deus traga força e paz a vida da mulher, filhos e netos do nosso querido Alvaro, para que possam suportar a dor da perda e da ausência, mas que no intimo possam despertar para o orgulho de ser parte de alguém que cumpriu com fervor a sua obra."
ERALDO ALVES DA CRUZ - Amigo do Alvaro, membro do Conselho de ex-presidentes da Abih Nacional e Academia Brasileira de Eventos
"Perder o Alvaro na vespera de Natal, quando todos se preparam para comemorar é muito dificil. Mas dificil talvez é encontrar as palavras certas para fazer jus a memória dele, a contribuição constante pelo turismo e hotelaria, as attitudes exemplares, todo o que ele representou para nós como companheiro, colega e amigo. Agradeço o Eraldo por ter encontrado sim as palavras certas e preparado esta homenagem bonita, justa elegante, carinhosa, que afinal tem a cara do Alvaro. Parece que vejo o sorriso dele ao tomar conhecimento do texto, com aquela inimitavel grandeza humilde que o caracterisava. Adeus Amigo Alvaro, obrigado amigo Eraldo pelo tão bonito tributo que fala o que queria ter falado a ele".
ROLAND BONADONA - Presidente da Accor Brasil e membro da Academia Brasileira de Eventos
"
Com o falecimento de Álvaro Bezerra de Mello perde o Brasil um de seus homens mais dignos e idealistas.Não apenas o turismo. Desde 1986 aprendi a admirá-lo e a ouvir suas sábias avaliações e reflexões sobre nosso frágil setor. Dele só recebi carinho,amizade e ensinamentos. Foi um grande parceiro e confidente meu principalmente a partir de 1992 atuante que era com os projetos e políticas que desenvolvemos quando na Embratur e Ministérios da Industria Comercio e Turismo e Ministério de Esportes e Turismo.Tive o privilégio como muitos de vocês de conviver com esse professor de ética ,sempre elegante,sempre jovem,sempre querendo o melhor para o país e o seu Rio de Janeiro.Que descanse em paz e que fiquem seus exemplos.O setor mais do que nunca precisa deles. Sentimentos aos familiares pela perda irreparável."CAIO LUIZ DE CARVALHO - Presidente da SPTuris, ex-ministro do Turismo e membro da Academia Brasileira de Eventos
"Assino embaixo as palavras de vcs. O Alvaro me procurou um dia ainda no SPCVB para saber qual seria nossa estrategia de trabalho. Nunca mais deixou de me ajudar e apoiar...."
EDUARDO SANOVICZ - Conselheiro da Reed Exhibitions Alcantara Machado, ex-presidente da Embratur e do Anhembi, ex-diretor do São Paulo CVB e membro da Academia Brasileira de Eventos
O Eraldo, Ibrahim, Caio, Bonadona, Edu Sanovics já expressaram tudo a respeito desta personalidade da hotelaria e turismo que é o Dr. Álvaro Bezerra de Melo, que posso dizer que uma personalidade como Dr. Álvaro que quando passam por nos....Não vão sós... Não nos deixam sós....Deixam um pouco de si... E levam um pouco de nós.....
GUILHERME PAULUS - Presidente do Conselho da CVC, Presidente da GJP Hotéis & Resorts e da WebJet. Membro do Conselho Nacional do Turismo e da Academia Brasileira de Eventos
"Eraldo, você tem o dom da síntese clara e profunda, porque não é fácil falar de uma personalidade como a do nosso querido Alvaro.Gostaria muito de ver seu precioso texto publicado pelo Sergio.Fiquem todos com nosso Pai que acaba de receber nosso amigo e companheiro."
IBRAHIM TAHTOUH - diretor da AMPRO e membro da Academia Brasileira de Eventos
"Triste noticia deste Natal. Dr. Alvaro sempre foi admirável pela índole, cultura, caridade, energia dedicada ao trabalho, vontade de aprender coisas novas, que pudemos compartilhar em uma viagem que fizemos juntos para a Alemanha. O Turismo brasileiro fica mais pobre com sua ausência. Nós ficamos tristes...descanse em paz!"
MARCELO PEDROSO - diretor da Embratur
RAFAEL GUAGLIARDI – Reed Exhibitions Alcantara Machado e membro da Academia Brasileira de Eventos
Estando de férias em Salvador, aonde fui passar o Natal com os familiares, somente hoje (27.12) estou tomando conhecimento desta irreparável perda para todos nós e para o Turismo Nacional.
As palavras do Confrade Eraldo contemplam tudo o que pensamos e tivemos o privilégio de vivenciar com esta incomparável figura humana, o imortal Álvaro Bezerra de Mello.
Que DEUS o receba de braços abertos para a sua Morada Eterna.
Estou consternada em saber, um pouco tardiamente aqui em Tóquio, mas
Recordo-me, por exemplo, quando em 2005, foi agraciado com o Grand Prix Prêmio Caio por suas valiosas realizações na indústria do turismo. Naquele ano, o Grupo Othon, que completava 100 anos e sua divisão hoteleira 60 anos, encontrava na pessoa do presidente do Conselho, mais uma vez, motivos para se orgulhar e compartilhar com os profissionais do setor o elogiável exemplo de um líder, de fato imortal.
Tive o privilégio de conhecer diversos lados do querido Álvaro Bezerra de Mello. No lado pessoal, fora de ambientes de trabalho, nos encontramos diversas vezes, e ele foi sempre uma companhia agradável e um homem muito gentil e dedicado à família.
Em seus hotéis, rigoroso na busca da excelência e investidor de vanguarda e visão, tanto que hotéis como o Rio Othon Palace e o Bahia Othon até hoje são ícones e referências na hotelaria brasileira. A Rede Othon sempre foi muito próxima e parceira da PANROTAS e essa amizade nasceu com ele e se espalhou por todos os seus diretores e funcionários, com quem mantemos fortes laços.
E na política, em defesa da hotelaria e do turismo nacional, Álvaro
O legado de Álvaro é grande, assim como a saudade e o exemplo que deixa neste momento. Deixou seu nome na história da hotelaria e do turismo brasileiros. E boas recordações em nossas vidas.
GUILHERMO ALCORTA – Presidente do Grupo Panrotas e membro da Academia Brasileira de Eventos
Falecimento de Alvaro Bezerra de Mello repercute na imprensa nacional e especializada.
O Estado de S. Paulo | O Globo | Jornal do Brasil | Folha de São Paulo | Exame |
Isto É Dinheiro | Radio CBN | Portal IG | Portal G1 |Diário de Pernambuco |
Jornal do Comércio | A Tarde | Paraná Online | Gazeta do Povo |
Hotelier News | Mercado&Eventos | Hotelonline | Jornal do Turismo | Bahia Negócios |
BLOGS - Felipe Marques | Andrea Nakane | Eduardo Homem de Carvalho | Gabriel Diniz |
Sem Reserva | Magno Martins | Clóvis Duarte | Central Blogs |
Show Franciso by Julio Cesar | RBG Consulting | Rock Apnéia | Invest Max | DM 24 AM |
Gazeta de Maringa | Jornal de Londrina | Mercado Livre | SindiQ | Pagina 3 Expresso |
Comentarium | Brazil News | Cabeça de Cuia | Contacto Latino News | DiHITT |
Comentários