Morre, em Porto Alegre, o consultor gastronômico Marcelo Jacobi

Ele estava internado no hospital São José para a retirada de um tumor.
O consultor gastronômico gaúcho Marcelo Jacobi, 49 anos, morreu na tarde de sábado



O consultor gastronômico gaúcho Marcelo Jacobi, 49 anos, morreu na tarde de sábado, às 16h40min. Ele estava internado no hospital São José, do Complexo Hospitalar Santa Casa, para a retirada de um tumor. Conforme o irmão caçula dele, Rafael Jacobi, 39 anos, Marcelo se recuperava da cirurgia, mas no sábado pela manhã recebeu o diagnóstico de trombose, que rapidamente evolui para embolia pulmonar e parada cardiáca.

Jacobi era consultor gastronômico com formação nos Estados Unidos. Ele foi responsável pela implantação e reestruturação de vários restaurantes, hotéis e espaços de eventos do Rio Grande do Sul. Conhecido como um dos criadores da Mostra Nacional ZH de Gastronomia, assinou eventos como Donna Fashion, Bistrô do Anonymus Gourmet, Feira do Livro de Porto Alegre 2009, Bienal do Mercosul, Restaurante Casa & Cia.

Entre os últimos trabalhos de Jacobi está o jantar que reuniu convidados do Jogo Contra a Pobreza, em dezembro do ano passado e a 12ª edição do Encontro de Chefs de Cozinha do Rio Grande do Sul, no dia 7 de maio, do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama). O chef Ricardo Teruchkin lamentou a morte do amigo no Facebook: "Além de ser um grande cara, gente-fina e querido, foi um dos maiores responsáveis pela valorização da gastronomia do Rio Grande do Sul, trazendo sempre grandes chefs e momentos ímpares de sabor para os amantes da gastronomia."

O velório se iniciou na madrugada de domingo, no Crematório Metropolitano de Porto Alegre, e a cerimônia de despedida e cremação aconteceu no domingo. Marcelo era casado e não tinha filhos. Pertencia a uma família de quatro irmãos: ele, Rafael, 39 anos, Luciano, 52 anos, e Denise, 54 anos. O consulltor deixou também os pais, Lecy, 74 anos, e Cássio, 79 anos.

Fonte: Zero Hora