Ministro do Turismo fala da importância de parcerias no Encontro Braztoa

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, destacou na última quinta-feira (5) a importância das parcerias entre o  Ministério do Turismo  e entidades que compõem o setor no país. "Essa atuação entre o setor público e o setor privado no turismo torna possível que programas como o Viaja Mais Melhor Idade, uma parceria entre MTur, Braztoa e Sebrae, atinjam tamanho sucesso", disse Barretto durante a solenidade de abertura do 30º Encontro Comercial Braztoa, em São Paulo.

"Os programas criados pelo Ministério do Turismo vieram para ficar. O Viaja Mais Melhor Idade, por exemplo, criado para combater os períodos de baixa ocupação na rede hoteleira, atingiu neste mês o número de 180 mil pacotes comercializados", diz Barretto. "O turismo é hoje uma política de Estado no país, e não mais de governo, e se tornou um viés fundamental para o desenvolvimento e a geração de emprego e renda", destaca ainda o ministro. Barretto lembrou que , desde a criação do MTur pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, o setor tem se tornado cada vez mais forte. "Já temos hoje mais de 6 milhões de pessoas trabalhando em atividades ligadas ao turismo", afirma Barretto.

Sobre a crise nos mercados americano e europeu, o Ministro do Turismo lembrou que o país está preparado, e que pode ser uma grande oportunidade para o turismo interno do Brasil."Além disso, também podemos ampliar o número de turistas vindos da América Latina, onde o destino Brasil se tornou mais barato", afirma Barretto. Na semana passada o Ministro lançou a campanha Brasil Sensacional na Argentina. Além disso, Barreto já anunciou que outra campanha também será lançada no país para motivar os brasileiros a conhecerem o Brasil no próximo verão.

Também participaram da solenidade de abertura do evento o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), José Eduardo Barbosa, o secretário Estadual de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo, Claury Santos Alves Filho, empresários do trade turístico e associados da Braztoa. Ainda na solenidade de abertura, a diretoria da entidade homenageou com uma placa a família de um de seus fundadores, Aldo Leone, falecido em julho. "Aldo foi um homem a frente de seu tempo, e é a partir de exemplos como ele que se faz turismo no Brasil. O empreendedorismo era sua marca", diz Barretto. Leone foi proprietário da Agaxtur, e considerado o criador dos cruzeiros marítimos no país.

O evento termina hoje (7) e é voltado para os agentes de viagens do Brasil. Neste encontro, operadoras e patrocinadores trocarão idéias e informações operacionais sobre  negociação de produtos e divulgação de novos roteiros e serviços. Os primeiros Encontros Comerciais da Braztoa começaram em 1990, apenas com divulgação institucional dos destinos comercializados. De lá para cá, mudanças significativas aconteceram, com um crescimento no número de operadores, expositores, produtos comercializados, visitantes, e da própria participação da entidade nas estatísticas do turismo.

(JA)