Minas Gerais vive aquecimento no turismo de negócios com feiras

O estado de Minas Gerais tem vivido um aquecimento com o turismo de negócios, por sediar  feiras, congressos e exposições nos últimos anos. O crescimento faz parte do plano de política de internacionalização promovida pelo governo de Minas Gerais, e que segundo a Consult Comunicação e Eventos, tradicional no setor, registrou aumento de 40% no número de congressos e feiras realizados em 2007, em comparação com 2006.

Os congressos e feiras são considerados estratégicos, uma vez que movimentam a economia local, geram empregos e estimulam o desenvolvimento do estado. Segundo pesquisa realizada pela Embratur um turista que chega ao país para participar de eventos tem um gasto médio de US$ 312,27 por dia, distribuídos em hospedagem, alimentação e presentes.

A Equipo Mining 2008, renomada feira de demonstração de máquinas, equipamentos e de tecnologia para mineração da América Latina, que acontecerá no estado, nos dias 19 a 22 de agosto, deve gerar mais de 200 novas vagas temporárias para cargos como recepcionista, segurança, serviços gerais, entre outros.

O evento deve reunir os principais executivos e empresários de empresas e fornecedores do setor mineral e metalúrgico do país. A feira deve movimentar mais de R$ 250 milhões em negócios nas áreas de mineração, construção, engenharia e montagem industrial.