Marriott International divulga resultados do segundo trimestre 2016

A Marriott International, divulgou hoje os resultados financeiros do segundo trimestre de 2016.

A Marriott registrou renda líquida total de US$ 247 milhões no segundo trimestre de 2016, em comparação aos US$ 240 milhões no mesmo trimestre do ano anterior. Foi registrado lucro por 2 ação (LPA) diluído de US$ 0,96 no segundo trimestre de 2016, contra US$ 0,87 no segundo trimestre de 2015.

Destaques

  • No segundo trimestre, foi divulgado que o lucro diluído por ação (LPA) totalizou US$ 0,96, um aumento de 10 por cento em relação aos resultados do ano anterior; excluindo-se os custos de transição e transações relativos à aquisição da rede Starwood, o LPA diluído ajustado no segundo trimestre foi de US$ 1,03, um aumento de 18 por cento em comparação aos resultados do ano anterior;  No final do segundo trimestre, o pipeline de desenvolvimento mundial da Marriott aumentou para mais de 285.000 apartamentos, dos quais cerca de 33.000 estão aprovados para desenvolvimento, mas ainda sem contratos firmados;
  • Cerca de 11.000 apartamentos foram adicionados pela Marriott durante o segundo trimestre, incluindo quase 1.700 apartamentos convertidos de marcas concorrentes e aproximadamente 3.600 apartamentos nos mercados internacionais;
  • O segundo trimestre registrou lucro líquido total de US$ 247 milhões, um aumento de 3% em relação aos resultados do ano anterior; excluindo-se os custos de transição e de transações relativos à aquisição da rede Starwood, houve lucro líquido ajustado total de US$ 265 milhões no segundo trimestre, um aumento de 10% em relação aos resultados do ano anterior;
  • O lucro líquido ajustado antes da incidência de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) totalizou US$ 494 milhões no trimestre, um aumento de 8% em relação ao EBITDA ajustado do segundo trimestre de 2015;
  • O processo de aquisição da rede Starwood Hotels & Resorts Worldwide está previsto pra ser concluído nas próximas semanas.

O lucro líquido ajustado, no segundo trimestre de 2016, totalizou US$ 265 milhões, um aumento de 10% em relação ao lucro líquido do segundo trimestre de 2015. O LPA diluído em base ajustada, no segundo trimestre, foi de US$ 1,03, um aumento de 18%, comparado ao LPA diluído no mesmo trimestre do ano anterior. O lucro líquido ajustado e o LPA diluído em uma base ajustada, no segundo trimestre de 2016, não incluem US$ 25 milhões (US $18 milhões após incidência de impostos e US$ 0,07 por ação diluída) de custos de transição e transações relativos à aquisição da rede Starwood. Consulte a página A-1 para o cálculo dos resultados

ajustados. No dia 27 de abril de 2016, a empresa havia previsto, para o segundo trimestre, lucro por ação diluído entre US $ 0,96 e $ 1,00, valores que não incluem os custos de transição e transações relativos à aquisição da Starwood.

Arne M. Sorenson, presidente e CEO da Marriott International, comenta: "Os resultados da Marriott no segundo trimestre demonstram a força da empresa. As marcas líderes de mercado e o foco nos resultados finais produziram ótimos resultados no período. Embora o desempenho dos hotéis tenha refletido o crescimento econômico mais lento, em geral, a demanda por lazer continuou robusta e os negócios do grupo tiveram um bom desempenho. A frequência dos eventos de grupos se manteve estável durante o trimestre e os cancelamentos de grupos permanecem baixos, enquanto as reservas para grupos devem permanecer elevadas no futuro. Aumentamos as margens de lucro nos hotéis operados pela empresa, melhorando a eficiência e ao mesmo tempo oferecendo um excelente serviço aos nossos hóspedes."

"Adicionamos cerca de 11.000 apartamentos ao nosso portfólio de unidades de hospedagem durante o trimestre, sendo que um terço desses apartamentos estão em mercados fora da América do Norte. Os proprietários continuam preferindo as nossas marcas, o que aumentou o nosso pipeline de desenvolvimento para mais de 285.000 apartamentos no final do trimestre."

"Nosso modelo de negócios continua focado na gestão ou no processo de franquia das melhores marcas de hotéis ao redor do mundo. Esta estratégia de desinvestimento em ativos minimiza nossa exposição aos ciclos econômicos, ao passo que aumenta a distribuição de 3 nossas marcas. Prevemos um crescimento líquido por volta de 6,5% na distribuição de nossos apartamentos em todo o mundo, em 2016, apenas com as 19 marcas mais tradicionais do Grupo Marriott."

"Estamos animados para finalizar o processo de aquisição da Starwood Hotels & Resorts Worldwide nas próximas semanas. Depois de meses de planejamento, estamos confiantes de que vamos começar com o pé direito, e estamos bastante animados com as perspectivas apresentadas pela combinação da Marriott com a Starwood".

No segundo trimestre de 2016, a RevPAR global comparável das unidades aumentou 2,9 % (um aumento de 2,3 % em dólares reais). A RevPAR global comparável no exterior aumentou 1,9 % (uma queda de 0,8 % em dólares reais) no segundo trimestre de 2016. 

A Marriott adicionou 80 novas propriedades (10,701 apartamentos) ao seu portfólio de hotéis em todo o mundo no segundo trimestre de 2016, incluindo o Skopje Marriott na Macedônia, o Minsk Marriott em Belarus e o Hotel Nassau Breda, um hotel da marca Autograph Collection, na Holanda. Seis propriedades (549 apartamentos) deixaram de fazer parte da rede durante o trimestre. No final do período, o sistema de hospedagem da Marriott era composto de 4.554 propriedades e resorts em sistema de timeshare, em um total de mais de 777.000 apartamentos.

O pipeline de desenvolvimento mundial da empresa totalizou 1.762 propriedades com mais de 285.000 apartamentos no final do trimestre, incluindo 608 hotéis com mais de 106.000 apartamentos em construção e 219 propriedades com aproximadamente 33.000 apartamentos aprovados para desenvolvimento, mas ainda sem contratos firmados.

OS RENDIMENTOS DA MARRIOTT totalizaram US$ 3,9 bilhões no segundo trimestre de 2016, em comparação com uma receita de cerca de US$ 3,7 bilhões no segundo trimestre de 2015. As taxas de administração simples e de franquia totalizaram US$ 421 milhões em comparação com os US$ 412 milhões gerados no trimestre do ano anterior. O aumento no período (ano-a-ano) 4 reflete, em grande parte, uma RevPAR maior e o crescimento das unidades, compensado, em parte, pelos montantes de US$ 9 milhões em realização de receitas antecipadas, US$ 6 milhões em câmbio desfavorável e US$ 3 milhões em taxas de relicenciamento mais baixas.

As taxas de administração de incentivo em todo o mundo, no segundo trimestre, aumentaram 16% para o valor de US$ 94 milhões, principalmente devido às margens mais altas de RevPAR e de lucro das unidades próprias, bem como maior distribuição internacional, parcialmente compensadas pelos US$ 2 milhões em câmbio desfavorável.

No dia 27 de abril, a empresa estimou uma receita total proveniente de taxas, para o segundo trimestre, entre US$ 520 milhões e US$ 530 milhões. A receita total proveniente de taxas, de fato, foi de US$ 515 milhões no trimestre, ligeiramente menor do que a estimada, refletindo uma RevPAR perto do limite mínimo das projeções de crescimento de receita, além de US$ 4 milhões a menos em taxas de relicenciamento, em relação ao que era esperado.

As receitas das unidades próprias e arrendadas, além de outras receitas, após dedução de despesas diretas, totalizaram US$ 72 milhões, em comparação aos US$ 60 milhões no mesmo trimestre do ano anterior. O aumento no período ano-a-ano reflete, principalmente, o melhor desempenho de uma unidade própria e de vários hotéis arrendados, incluindo os reformados recentemente, além de US$ 5 milhões provenientes das maiores taxas de ocupação e de utilização da marca em cartões de crédito, e US$ 3 milhões em gastos menores com despesas pré-operacionais. Os aumentos foram compensados, em parte, pelo impacto da venda de uma propriedade internacional, no quarto trimestre de 2015