Marketing Promocional no Congresso Brasileiro de Publicidade

São Paulo sedia a 4a. edição do Congresso Brasileiro de Publicidade, promovido pela Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap). Com o tema Criando

Depois de 30 anos, nesta segunda-feira (14), acontece em São Paulo, a 4a edição do Congresso Brasileiro de Publicidade, promovido pela Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap). Com o tema Criando o Futuro, o evento vai debater as principais questões que afetam o setor com os mais destacados líderes da indústria da comunicação brasileira.

A palestra inicial será proferida por Kofi Annan, ex-secretário-geral das Nações Unidas (1997-2006) e vencedor do prêmio Nobel da Paz de 2001. Annan, que se destacou internacionalmente pela defesa dos direitos humanos e pelo cumprimento das leis internacionais, falará sobre a importância da liberdade nos tempos atuais.

Os temas do congresso foram definidos pelas 30 entidades participantes, e serão discutidos em 15 comissões. Cada uma terá presidente, relator, debatedores e delegados. As conclusões serão apresentadas na plenária final e organizadas em um documento que deve ser um novo marco regulatório para o setor.

Participação da Ampro

A Ampro (Associação de Marketing Promocional), no primeiro dia do evento trará aos participantes um Painel de Marketing Promocional. Na ocasião a entidade terá a oportunidade para deixar claras suas posições a respeito do marketing promocional que compõe o cenário da comunicação.

O palestrante internacional Eugene Lee, Managing Director da Surf Gold/Accentiv para China-Korea do Sul, Singapore, India e Taiwan falará sobre Comunicação com Diálogo e, em seguida, os debatedores da Comissão, presidida por João Carlos Zicard, presidente do Conselho da Ampro, apresentarão alternativas para as empresas enfrentarem as concorrências, além de analisarem todos os aspectos éticos de legitimidade, ética e qualidade envolvidos.

Uma destas alternativas é o Selo de Certificação que indica aos anunciantes as empresas competentes, que seguem rigorosamente os padrões de legitimidade, ética e qualidade criativa e de execução. Com isso, eles se cercam de empresas capazes de entregar aquilo que foi planejado e a comparação, em caso de concorrência é mais justa e nivelada. "É ilusão achar que quanto mais agências envolvidas, mais idéias virão à tona. Quantidade não é necessariamente qualidade", afirma João Carlos Zicard.

Outro assunto que será tratado pela Comissão são os direitos autorais. Segundo Zicard todo processo de briefing, ao apresentar a proposta ao cliente, dever ser assinado por ambas às partes um documento denominado Protocolo de Criação, que garante à agência a Reserva de Direitos Autorais e Intelectuais."A idéia criada e planejada pela agência, é sua por direito", diz.
 
O padrão de remuneração também é uma das idéias que serão discutidas na comissão. "Uma empresa remunerada corretamente, possibilita investimento em mão de obra, capacitação profissional e ferramentas que só trarão benefícios para os anunciantes", afirma Zicard. Para o executivo, o bom relacionamento entre as agências de Marketing Promocional e os clientes é extremamente importante para o sucesso das ações.

A Comissão sobre Marketing Promocional terá como palestrante o Managing Director da Surf Gold/Accentiv, Eugene Lee. A presidente da executiva nacional da Ampro, Elza Tsumori, que será a relatora da comissão. Entre os debatedores estão a diretora de marketing da mastercard, Cristina Paslar; o presidente da Dia Comunicação, e  Conselheiro do Popai Brasil, Gilberto Struck; o presidente da Ponto de Criação, Marcelo Heidrich; presidente da Bullet, Fernando Figueiredo; o presidente da Neogama, Geraldo Rocha Azevedo e Diretor Geral do Holding Clube, José Victor Oliva.

Congresso Brasileiro de Publicidade

O último Congresso Brasileiro de Publicidade aconteceu em 1978. De lá para cá, os problemas do setor mudaram, embora ainda existam assuntos que serão novamente abordados. Para debater estas questões, o IV Congresso promoverá a discussão de quinze temas fundamentais para o futuro do mercado de comunicação e publicidade no país. Ao final, os resultados são compartilhados com o público do evento e as informações são organizadas, formando os Anais do IV Congresso Brasileiro de Publicidade.

Serviço
Local: WTC Centro de Convenções
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo- São Paulo
Telefone: (11) 3055-8000
www.ampro.com.br/congresso/inscrevase.asp