Neste domingo é inaugurado o Ginásio de Esportes do Parque do Japão, em Maringá. O evento será marcado pelo Desafio Internacional de Judô entre as seleções do Brasil, Estados Unidos e Argentina e outras atividades recreativas e culturais. A solenidade de inauguração contará com a presença do ministro dos Esportes, Orlando Silva, prefeito Silvio Barros e demais autoridades e lideranças da cidade.
O ginásio tem 2,7 mil m2, custo estimado em R$ 3 milhões e capacidade para 575 pessoas. “Estamos felizes em poder entregar uma obra dessa magnitude com disputas de handebol e judô entre atletas de ponta. É muito bom poder incentivar os atletas locais oferecendo a oportunidade de todos conhecerem atletas profissionais”, destaca a secretária de Esportes e Lazer, Edith Dias.
O Parque do Japão, que já teve o memorial comemorativo aos 100 anos da imigração japonesa inaugurado pelo príncipe Naruhito, em junho de 2008, ocupa uma área de 100 mil m2 localizada entre o Parque Itaipu e o Jardim Industrial, na zona sul da cidade. O parque é composto por um jardim japonês, um centro cultural e um ginásio de esportes. “Além de um atrativo turístico pela beleza que o parque representa, o ginásio amplia a estrutura da cidade para grandes eventos esportivos”, avalia o presidente do Convention, Fernando Rezende.
Segundo dados da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Maringá é a terceira maior comunidade nipônica do Paraná com mais 14 mil dos 150 mil descendentes de japoneses do Estado. A execução do projeto é acompanhada pela Oscip “Parque do Japão Memorial Imin 100”, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que administra e mantém o parque com a ajuda voluntária da comunidade. “Além do incremento econômico como atrativo turístico, o parque vai, acima de tudo, ajudar a difundir a cultura japonesa”, avalia Cláudio Mukai, presidente da Oscip Parque do Japão Imin 100.
Comentários