Maringá sedia Jogos Paraolímpicos neste fim de semana

Tem início nesta sexta-feira (23), a Etapa Centro-Sul do Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação. A competição, que contou com o apoio de captação do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRCVB), deverá reunir na cidade, mais de mil participantes, sendo 787 atletas, de 10 estados.

Esta será a primeira vez que Maringá recebe uma etapa do Circuito que já será a maior regional de 2010. De acordo com Fernando Rezende, presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, a realização dos jogos paraolímpicos vai todos os setores da cidade, vai pessoas da região e contribuirá diretamente para o aumento da receita do município. Rezende também destacou que o evento enriquece o portfólio do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau e colabora para a captação de novos eventos para a cidade.

Em Fevereiro, a diretoria do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) esteve em Maringá para conhecer a infraestrutura esportiva e hoteleira da cidade. Na ocasião, o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, elogiou a cidade e considerou que a Etapa Centro-Sul do Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação que acontecerá em Maringá, que é uma das principais e também uma das que reúne um maior número de atletas, será um sucesso.

Durante a visita, o prefeito Silvio Barros afirmou que a administração municipal fará tudo que for necessário para que a realização dos jogos paraolímpicos seja um sucesso. 

A secretária de Esportes e Lazer, Edith Dias, avalia que a realização da competição em Maringá reforça a qualidade da infraestrutura esportiva da cidade e ressalta que o município está preparado para sediar grandes competições esportivas.

Segundo informações do Comitê Paraolímpico Brasileiro, o Paraná contará com 116 atletas na competição. A maior delegação é a de São Paulo, com 437. Todos eles estarão em busca do índice mínimo estabelecido para se classificarem para as etapas nacionais do circuito.

Maringá é a última etapa com o novo sistema de classificação do Circuito Loterias Caixa: a partir deste ano, as etapas regionais terão como foco a revelação de novos talentos. Por isso, os atletas que têm índice equivalente a em média 80% do recorde mundial, já estão classificados para as três etapas nacionais.

“Com esse novo formato o CPB pode dar o atendimento específico que cada grupo necessita”, justifica Andrew Parsons, presidente do CPB.

Parsons destaca que agora, as fases regionais serão momentos de observação e detecção de talentos, enquanto as nacionais serão dedicadas à elite das modalidades. “O caminho do atleta no esporte paraolímpico fica cada vez mais claro”, ressalta o presidente do CPB.

A Etapa Centro-Sul do Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação será realizada em Maringá, entre os dias 23 e 25 de abril na Vila Olímpica.