MTur realiza seminário do Prodetur Nacional em Campo Grande

O diretor do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo do MTur (Ministério do Turismo), Edimar Silva, e técnicos do ministério, realizam hoje (18), em Campo Grande (MS), o seminário Prodetur Nacional Região Sul.

O objetivo do seminário é apresentar aos secretários e dirigentes de turismo da região a sistemática do novo modelo do Programa de Desenvolvimento do Turismo, agora de abrangência nacional, o Prodetur Nacional, lançado em março desse ano. O Seminário já foi realizado na região norte, em Manaus.

Por meio do Prodetur Nacional, estados e municípios brasileiros podem contar com uma linha de crédito de US$ 1 bilhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Para acessar a linha de crédito, as cartas-consulta têm de ser aprovadas pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento. Nas propostas, deverão ser identificadas as modalidades de turismo que serão desenvolvidas, bem como os mercados, segmentos e áreas geográficas alvos das intervenções.

Treze estados brasileiros já apresentaram carta-consulta para obter o financiamento do BID. São eles: Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Goiás, Pará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Piauí, Amapá, Paraíba e Paraná.

No processo, o MTur presta assistência técnica na elaboração da carta, para que as mesmas estejam de acordo com as diretrizes do Plano Nacional do Turismo 2007-2010. Tocantins, Sergipe, Alagoas, Roraima, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Curitiba e Goiânia estão preparando suas cartas-consulta em conjunto com o MTur.

Serviço
Evento: Seminário Prodetur Nacional região sul
Data: 18 de julho
Hora: 9 às 17h
Local:Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo-Campo Grande- MS

(JA)