O setor de transporte ainda é o maior emissor de CO2. Por outro lado, também é parte vital da economia mundial. Por isso há tantas limitações na habilidade mundial para se mudar esse paradigma tecnológico e trazer soluções de mobilidade amigas do meio ambiente. Apresentar e discutir essas alternativas é a proposta do fórum CLEAN MOVES para o transporte energeticamente eficiente.
O evento compreende uma plataforma de exposições e conferências onde companhias industriais líderes podem mostrar soluções em marketing para mobilidade e, também, encontrar-se em território neutro para dividir experiências em questões de importância global. A conferência e exposição CLEAN MOVES tem sua quarta temporada na Hannover Messe 2009, de 20 a 24 de abril, e conta com a presença de Sigmar Gabriel, Ministro do Meio Ambiente alemão, como seu patrono oficial.
“A locomoção pessoal é uma necessidade básica, uma questão que impõe enormes desafios tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. Deparar-se com esses desafios requer uma mudança fundamental na direção. Para alcançar isso, nós precisamos nos mover à frente mais rapidamente com a transição para combustíveis e mecanismos de direção alternativos e maximizar toda a produtividade disponível”, explica Astrid Klug, Secretária do Parlamento no Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente. Porém, segundo ela, este crescimento no mercado de “locomoção sustentável” envolverá mais do que simplesmente produtos e soluções hi-tech. “Ele também reúne conceitos inovadores de transporte que englobam largamente o transporte público, de bicicleta e a pé.”
Mobilidade limpa
Este ano, o CLEAN MOVES pela primeira vez será apoiado pela empresa ferroviária alemã Deutsche Bahn, e assim ganhará um novo foco no potencial de mobilidade limpa de transportes férreos e logística. Manter o transporte como guia vital da economia enquanto conserva energia é prioridade para a Deutsche Bahn. O grupo reduziu suas emissões de CO2 em quase 40% desde 1990 e tem um programa de proteção climática e vários projetos baseados em reduzir as emissões do grupo em 20%, durante o período de 2006 a 2020.
“A empresa também tem sua visão firmada em alcançar reduções significativas nas emissões através de soluções alternativas de transporte, como o Sistema Integrado de Transporte Férreo”, diz seu diretor, Lutz Bücken. E continua: “fornecendo serviços férreos como parte da cadeia de transporte inteligentemente integrado multimodal, nós estamos aptos a funcionar como uma loja de soluções em transportes sustentáveis para todo o mundo. Trens de motor elétrico já somam mais de 90% de nossos serviços férreos. Este sistema testado e aprovado, que é adaptado para o uso de renováveis, oferece potencial para eficiências adicionais. Nós pretendemos colocar em prática este potencial.”
Já a “Rede de Competências para Combustíveis e Sistemas de Condução do Futuro”, da Agência de Energia NRW, explorará o tema da mobilidade elétrica no CLEAN MOVES. O diretor da Rede, Frank Köster, explica esta abordagem integrada: “nós estamos falando de eletrificar todo o sistema de força do trem, mas ainda dependemos do sistema interno de combustão. É por isso que conceitos de diesel limpo e economia de gasolina são centrais para nossas pesquisas sobre soluções elétricas.”
Conference Fórum
Uma das principais atrações – se não a principal – do CLEAN MOVES é o Conference Fórum, localizado no coração da exposição de Energia. Os temas cobertos pela conferência incluem: soluções para integrar diferentes modos de transporte com mais eficiência; estrada elétrica e mobilidade férrea; gás natural e motores híbridos; tecnologias para baterias e armazenamento; soluções para construções leves e biodiesel, etanol, óleos vegetais e combustíveis sintéticos.
Um futuro energético sem uma grande porcentagem de biocombustíveis sustentáveis é inconcebível – não só porque a produção de biocombustíveis é igualmente uma tecnologia vital e um pré-requisito para a comercialização de biocombustíveis sintéticos. “É por isso que o CLEAN MOVES, inserido como está na maior feira industrial do mundo, é uma plataforma estrategicamente importante para traçar o perfil do grande potencial econômico dos biocombustíveis”, explica Johannes Lackmann, diretor da Associação Industrial Alemã de Biocombustível (VDB). Os biocombustíveis já somam 7,6% do mercado alemão de combustíveis.
“O CLEAN MOVES é o centro principal de diálogo para a indústria energética e para muitos outros visitantes e expositores da Hannover Messe. O interesse no evento cresceu gradualmente nos anos recentes e nós estamos contentes em dizer que o fórum deste ano trará novamente uma impressionante lista de grandes nomes de expositores e um programa de conferências informativo englobando importantes discussões e documentos. Tecnologias de transportes eficientes energeticamente continuarão a ser um tema central no setor de Energia”, explica Oliver Frese, responsável pelas exposições no setor de energia da Hannover Messe.
Estamos no século 21 e, mesmo que o debate sobre a mobilidade ainda esteja enquadrado sob as idéias e pensamentos do século 20, chegou a hora das soluções completamente novas e revolucionárias”, afirma Ralph Kappler, iniciador do CLEAN MOVES. Ele explica que os carros são os responsáveis pela maioria das emissões de CO2 relacionadas com transportes. “Nosso distanciamento do petróleo está muito atrasado. O CLEAN MOVES concede um passo à frente oferecendo uma plataforma imparcial e integrada para soluções que já estão altamente desenvolvidas e são capazes de ser realizadas agora mesmo”, finaliza.
Contribuição brasileira
O Brasil estará representado no Fórum CLEAN MOVES com palestras da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Maior organização representativa do setor de açúcar e bioetanol do país, a associação reúne 118 companhias responsáveis por mais de 50% do etanol e 60% do açúcar produzidos em solo brasileiro e atua em sintonia com os interesses dos produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade tanto no Brasil como ao redor do mundo. O tema abordado pela Unica será “Expansão sustentável de biocombustíves”, com palestra de Emmanuel Desplechin, representante da associação na União Européia, dia 21 de abril, às 12h50.
“Estudos de viabilidade e recomendação de investimentos para a produção de biocombustíveis” serão os enfoques da FGV no CLEAN MOVES. Cesar Cunha Campos, diretor executivo (FGV Projetos) e Cleber Lima Guarany, coordenador de projetos em biocombustíveis farão sua apresentação no dia 23 de abril, a partir das 14h00.
A iniciativa do CLEAN MOVES também tem apresentação no European Motor Show, em Bruxelas, e parceria com a MASDAR Turret Middle East para realizar o CLEAN MOVES no European Future Energy Forum, em Bilbao.
Serviço
HANNOVER MESSE
http://www.hanover.com.br ou http://www.hannovermesse.de
Comentários