Largo do Boticário ganha nova marca da Accor, o JO&JOE

O grupo Accor lançou nesta quarta-feira (10/agosto) o livro "Largo do Boticário - História e Requalificação", que aborda o processo de revitalização do endereço histórico carioca com a chegada do JO&JOE Rio de Janeiro, após investimento de R$ 70 milhões feito pela rede hoteleira francesa. Cerca de 80 convidados participaram de um tour pelo novo empreendimento, seguido de cerimônia oficial, que foi encerrada com a assinatura do livro e um brunch.

O grupo Accor lançou nesta quarta-feira (10/agosto) o livro "Largo do Boticário - História e Requalificação", que aborda o processo de revitalização do endereço histórico carioca com a chegada do JO&JOE Rio de Janeiro, após investimento de R$ 70 milhões feito pela rede hoteleira francesa. Cerca de 80 convidados participaram de um tour pelo novo empreendimento, seguido de cerimônia oficial, que foi encerrada com a assinatura do livro e um brunch.

A publicação de 140 páginas é um projeto da Accor em parceria com a Editora PVDI, e mostra o processo de renovação do Largo, que teve supervisão do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), mantendo suas principais características originais. Os registros fotográficos foram realizados por Zeca Guimarães.

"Para nós, é motivo de orgulho participar da renovação de um ponto tão marcante da Cidade Maravilhosa. Temos a certeza de que com a inauguração do JO&JOE Rio de Janeiro, o Largo do Boticário voltará a colecionar histórias de vida, reunindo cultura, arte, saúde e hospitalidade como sempre fez", afirma Thomas Dubaere, CEO da Accor América do Sul.

Marcaram presença no evento o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a diretora geral do Inepac, Ana Cristina Carvalho, a presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Laura Di Blasi, o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo Almeida, o presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Carlo Caiado, entre outros nomes.

Sobre o Largo do Boticário

Localizado no bairro do Cosme Velho, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, o Largo do Boticário é um conjunto histórico muito bonito de se conhecer. Mais do que isso, é um recanto bucólico em meio à correria e ao agito da capital.

Ao longo do tempo, as casas do Largo do Boticário passaram por inúmeras obras de restaurações, reformas e transformações, tendo várias interferências realizadas por seus novos proprietários e moradores.

As primeiras construções, que tinham estilo colonial, deram lugar a outras em estilo eclético. A maioria delas foi feita com uma mistura de materiais antigos e originais, como os restos de demolições na região do centro e alguns pórticos em granito que foram levados da Pedreira da Candelária e do Morro da Viúva no Flamengo.

Por isso, o que se vê atualmente não são mais os traços das construções originais, mas sim o resultado de mudanças diversas realizadas a partir do comecinho do século XX, com um estilo que é bem característico da época e chamado por muitos de “Rio Antigo”.

Desde então, o Largo do Boticário vem se mantendo como um dos conjuntos arquitetônicos mais bonitos e mais singulares do Rio de Janeiro. A arquitetura das casas contrasta com a Mata Atlântica que fica nos arredores, compondo uma paisagem diferenciada.

E é uma das únicas áreas urbanas onde é possível ver um rio correndo a céu aberto: o Rio Carioca, que nasce na Floresta da Tijuca e deságua na Baía de Guanabara, na altura do bairro do Flamengo, mas que tem a maior parte de seu curso acontecendo de forma subterrânea.

A pavimentação do local também passou por mudanças. No passado, eram pedras irregulares chamadas “pé de moleque”, o que ainda é bastante comum de ser encontrado em algumas cidades históricas pelo Brasil. Depois aconteceu uma substituição pelas lajes de pedra, que permanecem ainda hoje.

Sobre o JO&JOE Rio de Janeiro

Thomas Dubaere, CEO da Accor América do Sul, com Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro

Primeiro hotel da marca JO&JOE no Brasil, a unidade possui o conceito “Open House”, combinando o melhor dos formatos de hospedagem em hostels e hotéis tradicionais. Comprado em 2018 pela Accor, o Largo do Boticário ganhou a renovação de seis casas, respeitando suas principais características originais, assim como a floresta nativa ao redor. O escritório paulistano MM18, que tem como sócios os arquitetos Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira, assina o projeto de design de interiores.

O JO&JOE Rio de Janeiro ocupa uma área de 4.157 m² e conta com 320 camas em 80 quartos e apartamentos, que acomodam até 8 pessoas (oferecendo também opções privativas e coberturas). Em geral, todo o layout interno engloba a conexão entre as casas e suas diferentes utilidades. Na parte gastronômica há um restaurante principal e o PUB Big Ben JOE, ambos abertos ao público. Já na área exclusiva para hóspedes tem o Detox (com sucos e produtos naturais) e o On Fire (de sanduíches e pizzas) – abertos sob demanda. O complexo ainda possui três piscinas, uma quadra de basquete e espaço de coworking.