Kofi Annan defende liberdade de imprensa durante CBP

O ex-secretário da ONU e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2001, Kofi Annan, fala durante a apresentação do IV Congresso Brasileiro de Publicidade em São Paulo

 

Quando Kofi Annan tomou para si a responsabilidade do microfone durante a abertura do IV Congresso Brasileiro de Publicidade, os centenas de presentes silenciaram. Congressistas e especialistas do setor ouviam atentamente o ex-secretário geral das Nações Unidas e ganhador do Prêmio Nobel da Paz (2001), em uma de suas raras aparições no Brasil. Entre os temas destacados por Annan estavam questões ambientais, corrupções políticas, projetos da ONU e claro, a influência da comunicação na sociedade civil.

 

Segundo o ex-secretário, a maioria dos problemas mundiais não pode ser resolvida apenas através de medidas governamentais, e é justamente nessa deficiência que entra o papel da comunicação. “O setor privado, tanto de marketing, quanto de publicidade, exerce função importante na formação do cidadão. Em muitos aspectos ele se faz presente, influenciando e ajudando comunidades através da divulgação de seus problemas para o restante do mundo”, comenta.

 

Annan salientou também que a propagando pode evitar a corrupção, no entanto, não tem o poder de extingui-la. “O que a mídia faz é mostrar que a corrupção é um câncer e deve ser tratado. Publicações neste sentido ajudam a frear as manifestações fraudulentas, mas o poder majoritário ainda está nas mãos do governo”, reitera.

 

Realidade em sala de aula

 

Durante explanação, Annan lembrou que não é são apenas pelos alicerces da política que caminha a corrupção. Segundo ele, “o mercado publicitário está repleto de fraudes e contrafações” e, em virtude da noção destes problemas, muitas universidades já estão ensinando os alunos a driblar tais deletérios. “Soube que uma universidade americana já fazia com que os pupilos inserissem em sua tabela de orçamento o valor de um suposto suborno. Não que ela estivesse estimulando a atitude ilícita, mas estava preparando esses garotos para o mercado que vão encontrar lá fora. O mercado verdadeiro, não o teórico, pragmático, que geralmente é visto em salas de aula”, diz.

 

Liberdade X Mudança

 

Em palestra o especialista afirmou que "a liberdade de imprensa é essencial em qualquer economia saudável, mas requer que sejamos justos e respeitemos certas regras para contribuir para a sociedade e educar a população”.

 

Para Annan as comunidades precisam do respaldo da mídia para formular opiniões e criar idéias, além de ter a exata noção dos problemas que circundam o mundo. Para isso, em sua concepção, é necessário que os governos ofereçam um sistema de organização justo que regulamente o setor. Annan destaca que, muitas vezes a comunicação é o único meio capaz de fazer com que populações tenham acesso a outras culturas e realidades. “O papel desses veículos é inimaginavelmente importante. Tantos em questões sociais ou de meio ambiente. Mas é preciso que saibamos o que deve ser consumido e o que deve ser jogado fora. Afinal, em qualquer política do bem, há interesses do mau”, finaliza.