O Hotel Intercity Berrini, que localiza-se privilegiadamente no coração da região da Berrini, em São Paulo, vem, cada vez mais, consolidando-se como uma referência em hospitalidade inteligente, especialmente durante grandes eventos que movimentam a cidade. Congressos, feiras e festivais refletem diretamente nos números do hotel e sua equipe sabe exatamente como transformar essa demanda em oportunidade.
Exclusivamente ao Portal Eventos, Rafael Zambonini, Gerente Geral do Intercity Berrini, conversou sobre a importância dos grandes eventos e o reflexo na ocupação dos hotéis, e abordou a estrutura e potencial da área de eventos do Intercity Berrini como captador de grandes eventos. “Esses eventos acabam sendo a grande onda que a gente tenta surfar nas semanas em que acontecem grandes congressos, inclusive com público internacional”, explica Zambonini. Segundo ele, além do impacto direto na ocupação, os grandes eventos permitem uma estratégia de flutuação tarifária mais agressiva, aumentando também a rentabilidade.
A preparação para esses períodos começa cedo. “Em agosto já iniciamos o exercício de previsão para o ano seguinte, com apoio do nosso time de revenue management e o calendário enviado pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau”, afirma. O planejamento inclui mapeamento de eventos fixos, como a Fórmula 1, por exemplo, e outros que surgem pontualmente, exigindo atenção constante do time. “Se a gente não ajustar a tarifa, a venda acontece do mesmo jeito, só que a receita se perde”, pontua.
Outro ponto importante envolve o reforço de equipe para atender um hóspede mais exigente, o que requer atenção especial à experiência e aos detalhes da entrega. Além da hospedagem, as salas de eventos são a segunda maior fonte de receita do hotel. O Intercity Berrini conta com três espaços dedicados a encontros corporativos e sociais. A Sala B, a maior delas, comporta até 80 pessoas em formato auditório. Já a Sala A tem capacidade para cerca de 30 pessoas, sendo ideal para reuniões menores. Ambas são equipadas com projetores, telões, flipcharts, sistema de som e internet com link dedicado — estrutura ideal para eventos híbridos e reuniões online.
A novidade mais recente é a cobertura do hotel, agora adaptada para eventos sociais, corporativos e confraternizações. “É uma área bem bonita, com paisagismo renovado e piscina iluminada, ideal para quem busca algo mais exclusivo”, detalha Rafael. O hotel também aposta em atendimento consultivo e personalizado para eventos, buscando entender o perfil de cada cliente. “Não trabalhamos com propostas padrão. Se é um evento corporativo sofisticado ou uma reunião com orçamento mais enxuto, ajustamos tudo, desde o cardápio à taça usada no coffee break”, ressalta.
Investimento em tecnologia e visão de rede
Nos últimos anos, o Intercity Berrini modernizou suas salas com novos equipamentos audiovisuais e contratou uma plataforma de gestão de eventos, em fase de implementação em toda a rede. A tecnologia permitirá melhor controle de ocupação, geração automatizada de propostas e contratos, e otimização do tempo da equipe. Com 46 unidades ativas no Brasil e novas aberturas previstas, a rede Intercity continua a crescer com foco em localizações estratégicas e expansão sustentável.
“Assim conseguimos gastar menos tempo com burocracia e mais com o cliente, no olho no olho. Preferimos, também, ser assertivo do que ser muito grande. Cada nova unidade fortalece a marca e amplia as oportunidades de negócio para todos”, explica o gerente. Embora tradicionalmente conhecida pelo turismo de negócios, a região da Berrini também está sendo redescoberta pelo público de lazer, graças a ações do próprio hotel. “Muita gente não sabe, mas estamos próximos do Shopping JK, da Av. Faria Lima, e de centros culturais. É tudo muito acessível”, observa Zambonini.
Para atrair esse novo perfil de hóspede, o Intercity Berrini criou apartamentos família, opções triplas para grupos de amigos, reformou a piscina e oferece late check-out gratuito em domingos e feriados. A estratégia já rendeu frutos: o hotel registrou em 2025 o melhor Carnaval de sua história em número de hóspedes, mesmo sem programação carnavalesca na região.
Sobre Rafael Zambonini
Formado em Turismo com ênfase em Hotelaria pela UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto, e pós graduado em Gestão Estratégica pela FEA USP. Desde 2008 atuando no setor de hospitalidade, administrou diferentes perfis de hotéis e condo-hoteis nos últimos 11 anos. Gestão humanizada com foco no clima organizacional, experiência do hóspede e atingimento das metas. Relacionamento direto com os stakeholders, realizando reuniões de prestação de contas e assembleias com os sócios/condôminos. Busca constante pela excelência na entrega da experiência ao hóspede, e pela evolução das equipes. Grande vivência em Eventos, gestão de A&B próprio, e no desenvolvimento dos processos hoteleiros. Atuação direta em todos os departamentos, pautado pela governança corporativa, eficiência operacional e performance comercial. Com passagens anteriores por diferentes unidades da rede Intercity e sólida experiência em gestão hoteleira, Rafael Zambonini assumiu a gerência geral do Intercity Berrini em setembro de 2023, trazendo uma visão focada em inovação, personalização da experiência e crescimento sustentável da unidade. Ele acredita que cada evento e cada estadia são oportunidades únicas de encantamento e fidelização.
Confira em PDF, anexado, mais informações, além de algumas imagens, por Intercity Hotels:
Comentários