A indústria de eventos já está no caminho de eventos integrados que buscam equalizar a experiência entre seus públicos online e offline. Cada vez mais, isso significa que envolver um público online não será mais secundário; será tão importante para o sucesso (ou mais) quanto impactar o público no local.
Como qualquer planejador de eventos experiente sabe, existem desafios reais envolvidos ao aumentar o envolvimento do público online:
- Como tornar a participação online compacta e valiosa?
- Como você leva a eletricidade e o imediatismo da experiência pessoal para os membros do público que estão fisicamente ausentes dela?
- Como você constrói conexões entre o público online e no local?
- A longo prazo, como tornar a experiência online semelhante, mas "igual" em valor à experiência ao vivo?
As respostas a essas e outras perguntas sobre eventos integrados apenas começaram a ser exploradas pelos planejadores de eventos. Mas algumas ativações de marca e eventos recentes surgiram com boas soluções para atrair públicos remotos para o centro da ação:
Ofereça oportunidades únicas de engajamento pré-evento para criar 'aderência'
Um ecossistema online de jogos temáticos, atividades, recursos e plataformas de compartilhamento de conteúdo na preparação para o evento (e continuando durante e mesmo depois) aumentará o perfil do evento enquanto pré-constrói uma comunidade de público. Quer os membros participem do evento pessoalmente ou optem por participar remotamente, eles ainda podem compartilhar suas experiências por meio da comunidade de público online.
A plataforma Play Nation da Coca-Cola foi uma maneira inteligente com que a gigante das bebidas abordou as estritas limitações das Olimpíadas de Tóquio para os espectadores ao vivo. Projetado para o mercado local, o Play Nation apresentava jogos exclusivos para dispositivos móveis, como revezamento de tocha virtual, caça com guindaste de papel e jogo de arremesso de beisebol, cada um projetado em torno dos atributos da marca para levar os usuários ao espírito olímpico, para compartilhar com a família e amigos e promover o envolvimento com a marca Coca-Cola. O sistema permitia aos usuários ganhar pontos, subir de nível, desfrutar de recompensas e impulsionar as compras. Todas as atividades apoiaram o distanciamento seguro.
Um evento recente do Midea, facilitado pelo Pico, usou táticas semelhantes: a marca usou uma loja pop-up com um jogo 'Escape Room' em um shopping center popular de Chengdu para aprimorar sua imagem entre os consumidores jovens e modernos. Bem antes do aparecimento do pop-up, o público se envolveu com a marca por meio de um jogo online em uma página do WeChat H5, bem como KOLs de tecnologia, jogos e outros canais populares. Isso criou uma comunidade de fãs do Escape Room, pronta para experimentar as várias atividades do pop-up offline. Durante a operação transmitida ao vivo do Escape Room real, os KOLs permitiram que o público online interagisse com os usuários do Escape Room votando em suas ações.
Todo o evento ganhou mais de 150 milhões de impressões; mais de 90% dos participantes disseram que 'gostaram' ou 'gostaram extremamente' do design geral do evento.
'Compense' o público online com exclusividades
Inevitavelmente, os participantes online sempre sentirão algum grau de distanciamento ou desconexão da experiência 'plena' ao vivo. Mas 'diferente' não precisa significar 'valor inferior'. O que o público online perde em imediatismo e sensação, ele pode ganhar com acesso a conteúdos exclusivos.
O Airbnb trouxe um grande público online para sua marca por meio de uma parceria única com o Comitê Olímpico Internacional. O grande sorteio foi uma plataforma interativa exclusiva que ofereceu aos hóspedes do Airbnb acesso a mais de 200 experiências online para atletas olímpicos e paralímpicos - e até oportunidades de se conectar diretamente com atletas competidores e aposentados durante os Jogos. A plataforma ajudou a iniciar o empreendedorismo ou construção de marca para atletas, oferecendo uma experiência verdadeiramente única para os hóspedes.
Tecnologias como sistemas de reprodução com várias câmeras, rastreamento de imagem 2D, rastreamento de atleta 3D e exibições de dados biométricos ofereciam narrativas a partir de uma perspectiva divina, viável apenas para visualização remota. Aproveitando as vantagens das tecnologias, o público online pode se envolver em eventos com um nível de detalhe indisponível para o público no local.
Dê ao público online uma forma de presença offline
Os membros remotos da audiência sentirão que estão compartilhando uma experiência ao vivo quando podem causar um impacto nela. Atualmente, isso pode ser conseguido acompanhando uma transmissão ao vivo do evento com enquetes ao vivo ou fornecendo caixas de comentários ao vivo - e respostas ao vivo do anfitrião no local. Mas e se isso fosse usado para direcionar ou impactar toda a direção do conteúdo da experiência?
As recentes Olimpíadas, que implantaram uma nova solução inovadora de 'ventilador virtual', nos deram algumas dicas. Os telões nas instalações olímpicas foram aproveitados pela campanha Compartilhe a Paixão para permitir que fãs de todo o mundo exibissem suas mensagens de texto e vídeo de apoio aos atletas. A mesma campanha também trouxe a sensação de um público ao vivo a estádios vazios. Outra iniciativa, o Momento do Atleta , proporcionou aos vencedores do evento uma maneira de interagir com seus entes queridos segundos após suas vitórias em cabines de videochamada especialmente localizadas.
Com o público online se tornando cada vez mais crucial para o sucesso de eventos ao vivo de todos os tipos, experiências integradas logo se tornarão uma norma do setor. Agora é a hora de os planejadores se engajarem no tipo de pensamento inovador que ajudou o público online a se sentir participante, não apenas espectador.
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