As inovações e as melhores práticas turísticas serão premiadas pela primeira vez no Rio Grande do Sul, em iniciativa organizada pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur-RS) a ser apresentada no dia 16 de dezembro, às 19h, no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O I Prêmio Inovação do Turismo no RS vai destacar 25 ações entre 178 inscrições divididas em áreas práticas, como ecoturismo ou melhores parques e roteiros, bem como em termos de gestão, sustentabilidade e qualificação de pessoal.
O júri, que se reúne nesta quinta-feira (28), às 18h30min, no Salão de Banquetes do Palácio Piratini, foi composto com jornalistas, especialistas dos setores público e privado e empresários. São eles: Gilberto Perin (RBS TV), Emilia Therezinha Xavier Fernandes (Codesul), Henrique Raizler (Mapa Mundi/Band), Paulo Cesar Flores (Blog Mala e Cuia), Rita de Cássia Aguiar de Vasconcelos (ABAV), professor Abdon Barreto Filho (PUC-RS), Guilherme Paulus (CVC), Maria João Lopes Vidal Raupp (TAP-RS), João Carlos Camargo Ferrer (Secretaria Estadual de Comunicação), Paulo Victor Marocco Milanez (Secretaria Estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã), Marta Rossi (Rossi & Zorzanello), Zelmute Oliveira Peres Marten (Conselho Estadual de Turismo) e Márcio Cabral (Setur/RS).
Além do reconhecimento, o objetivo da Setur/RS é descobrir novos talentos e oportunidades que mereçam fomento e atenção especial das políticas públicas para o setor. Segundo a secretária Abgail Pereira, o prêmio surgiu como forma de homenagear o trabalho realizado nos municípios gaúchos, mapeados durante os Encontros Regionais RS Mais Turismo, que contribuem efetivamente para a construção da atividade turística no Estado.“Pela primeira vez teremos a oportunidade de premiar as práticas de excelência e mais uma vez perceber o quão mobilizado está o turismo gaúcho. Tivemos inscritos em todas as categorias, das mais diversas regiões, o que atesta a rede que a Setur conseguiu congregar em seus esforços por uma governança ampla e plural”, destacou.
O I Prêmio Inovação do Turismo no RS destina-se a inscrições (já encerradas para esta edição) de pessoas físicas e jurídicas da administração pública municipal e estadual, autarquias governamentais, colegiados (fóruns, conselhos, associações, comitês, grupos gestores e congêneres), iniciativa privada (pessoas jurídicas de direito privado com fins lucrativos), fundações públicas, terceiro setor (associações, fundações,ONGs e congêneres), desde que suas ideias e práticas sejam realizadas no Rio Grande do Sul.
Relação de Categorias de Premiação
Melhores práticas em Gestão e Planejamento:
Sistema de Gestão do Turismo / Organização da Governança Regional e Municipal;
Inventário da Oferta Turística;
Plano de Desenvolvimento do Turismo;
Captação e destinação de recursos para a atividade turística;
Melhores práticas em estruturação de produto:
Ecoturismo;
Turismo Religioso;
Enoturismo;
Turismo Rural;
MICE;
Turismo Cultural
Turismo de Lazer;
Turismo de Estudos e Intercâmbio;
Melhores práticas em atendimento/hospitalidade:
Inovação;
Interatividade;
Qualificação da Mão de Obra;
Marketing de Clientes;
Melhores práticas em Entretenimento e Lazer:
Melhor Parque Natural;
Melhor evento/festa;
Melhor roteiro turístico;
Melhor prática em acessibilidade e inclusão no turismo;
Infraestrutura para portadores de deficiência – Acessibilidade Universal;
Turismo de Base Comunitária;
Melhor prática em sustentabilidade;
Suficiência energética;
Produção Associada ao Turismo;
Melhor prática em promoção de produtos e destinos;
Estratégia de promoção;
Marca
Comentários