Hotelaria nacional: fim do faturamento das diárias a partir de 2009

A partir de 1o. de janeiro de 2009, não haverá faturamento das diárias de hospedagem. De acordo com Álvaro Bezerra de Melo, presidente da ABIH Nacional, o Brasil vai precisar...

A ABIH Nacional - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, ABAV Nacional - Associação Brasileira das Agências de Viagens, ABGEV - Associação Brasileira de Gestores de Viagens Corporativas, FAVECC - Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais, FOHB, SINDETUR SP - Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo e TMC Brasil divulgaram nesta manhã, durante coletiva de imprensa realizada no Sofitel São Paulo, que a partir de 1º janeiro de 2009 não haverá faturamento das diárias de hospedagem.

De acordo com Álvaro Bezerra de Mello, presidente da ABIH Nacional, o Brasil vai precisar se adaptar: agora, o cliente irá pagar as diárias diretamente nos hotéis e estes, por sua vez, irão repassar a comissão para as agências de viagens.

O Brasil é o único país no mundo que continua a operar dentro de um sistema de faturamento de diárias, o que gera sensíveis atrasos e ônus nestes processos para toda a cadeia produtiva do setor. O primeiro passo para solucionar esta questão já foi dado há cerca de dois anos, com a extinção do faturamento de extras. Melo revela que a estimativa da ABIH é que nos próximos seis meses cerca de um terço da hotelaria brasileira integrada.

Para Viviânne Martins, presidente da ABGEV, "trata-se de um processo bom para todo mundo. O cliente vai ter tempo de se adaptar. Usar o cartão de crédito é fantástico, mas é preciso ser bem utilizado", pondera. Na opinião de Viviânne, "esse modelo de pagamento coloca efetivamente o cliente como parte do processo. A ABGEV apóia totalmente esta decisão, pois isso é realmente moderno e está de acordo com as práticas adotadas na hotelaria mundial".

Com relação aos eventos, Mauro Schwartzmann, presidente do Favecc, revelou que o tratamento será diferente, pois os pagamentos serão feitos paulatinamente, de forma que na data do evento os maiores valores já terão sido pagos.

Também estavam na coletiva Rafael Guaspari, presidente do Fohb, Edmar Bull, presidente Abav-SP, Rafael Guaspari e Antônio Bispo (Fohb), Nelson Spielmann (TMC) e Eduardo Nascimento (Sindetur-SP)