Hopi Hari sedia evento de premiação sustentável

O Hopi Hari, maior parque temático da América Latina, sediou nesta última quarta-feira, 6 de dezembro, o Prêmio Ação Pela Água 2008, realizado pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A quinta edição teve como tema a “Gestão dos Recursos Hídricos – Controle Quantitativo e Qualitativo” e homenageou órgãos públicos e privados com iniciativas de gerenciamento e preservação dos recursos hídricos da região. O evento foi realizado no Theatro di Kaminda e recebeu autoridades das Prefeituras Municipais e representantes das principais empresas que integram o Consórcio PCJ.

A premiação contemplou dois segmentos, com três categorias em cada. No primeiro estão inseridos órgãos da administração pública direta e indireta dos municípios, como as prefeituras municipais e serviços de saneamento básico. Os vencedores deste segmento foram:

- Categoria Controle e Perdas: Prefeitura Municipal de Jaguariúna.

Projeto: Controle de perda de água por meio da troca da rede de cimento amianto por rede de polietileno de alta densidade.

 

- Categoria Tratamento de Efluentes Domésticos: Sanasa/Campinas (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento).

Projeto: Tecnologia inovadoras de tratamento de esgoto aplicada na cidade de Campinas.

 

- Categoria Comunicação Social para o Uso Racional da Água: DAE S/A – Água e Esgoto

Projeto: Uso racional de água. Uma parceria de sucesso entre DAE S/A, Sesi e Opersan Resíduos Industriais Ltda.

 

No segundo segmento, que inclui empresas privadas de qualquer natureza, com exceção às de saneamento inseridas no primeiro grupo, venceram:

 

- Categoria Tratamento de Efluentes Industriais: DSH Continental / Eletrodomésticos Ltda.

Projeto: ESH2O.

 

- Categoria Reuso da Água: AmBev.

Projeto: Uso sustentável de água nas empresas de bebidas.

 

- Categoria Controle de Perdas: Arcelor Mittal Brasil S/A

Projeto: Usina de Piracicaba. Redução no volume de captação do Rio Piracicaba.

 

O Hopi Hari já conquistou o Prêmio Ação Pela Água duas vezes: em 2001 como melhor projeto educativo e em 2003 por seu sistema de tratamento de esgoto. Na edição deste ano, o parque não concorrerá, já que foi escolhido para sediar o evento. No entanto, continua desenvolvendo diversas ações para a preservação do meio ambiente. O Hopi Hari reutiliza 100% da água na limpeza dos pátios, para irrigação e também nos sanitários.