Com a proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o Hilton São Paulo Morumbi anuncia a criação de um projeto de compensação de emissão de gases do efeito estufa produzidos durante os eventos realizados no hotel. Com o uso de uma ferramenta denominada Meeting Calculator, o responsável pelo evento pode adquirir créditos de carbono de hidrelétrica localizada em Santa Catarina.
O Meeting Calculator faz parte do LightStay, sistema de medição sustentável utilizado pelos hotéis Hilton em todo mundo, que permite calcular o impacto ecológico dos eventos realizados nas dependências do hotel. Baseada em padrões internacionais, a ferramenta avalia a média de emissão de CO2 para cada variável envolvida no evento: transporte, alimentação, hospedagem, entre outros.
A partir deste cálculo é feita uma estimativa da emissão de dióxido de carbono e o responsável pelo evento pode adquirir créditos de carbono da Hidrelétrica Rossi, localizada no município de Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, neutralizando o impacto das emissões produzidas pelo evento. Para a implementação deste projeto, o hotel conta com a consultoria da EcoAct, empresa especializada em projetos para o combate ao aquecimento global, destinados a organizações que buscam maior sintonia com as questões ambientais e redução das emissões de gases de efeito estufa.
O LightStay é um sistema exclusivo da Hilton Worldwide que mede o consumo de energia, água e lixo e as emissões de dióxido de carbono nos hotéis da rede em todo o mundo. Em 2009 o sistema foi testado e os resultados são surpreendentes: as 1.300 unidades hoteleiras da rede que participaram do projeto piloto conservaram energia suficiente para iluminar 5.700 casas por um ano, economizaram água suficiente para encher mais de 650 piscinas olímpicas e reduziram a emissão de gás carbônico como se tivessem retirado de circulação 34.865 carros. Além de reduzir o impacto ambiental, as ações resultaram em uma economia de água e energia para a rede Hilton de mais de U$29 milhões.
“A rede Hilton está presente em 81 países e possui mais de 3500 hotéis. Temos consciência de que atingimos milhares de pessoas de diferentes comunidades e, por isso, é extremamente relevante uma iniciativa como essa. Se cada um fizer a sua parte certamente podemos atingir resultados surpreendentes na área da sustentabilidade”, ressalta Patrício Alvarez, Gerente Geral do Hilton São Paulo Morumbi.
A unidade paulista utiliza o sistema LightStay desde o início de 2009 e já apresentou reduções significativas com ações de sustentabilidade que envolvem tanto os colaboradores do hotel quanto seus hóspedes, incluindo medidas como: reciclagem do óleo e do azeite, que, depois de utilizados, são destinados à produção de sabão; instalação de um trocador de calor na piscina do hotel que utiliza o calor do meio ambiente para aquecer a água; e substituição das lâmpadas comuns por LED e PL, medidas que geraram uma economia estimada de 330.753 kWh por ano, o equivalente ao consumo médio anual de energia de 198 famílias no Brasil.
Todas as ações seguem as políticas globais da rede Hilton Worldwide, sendo que algumas iniciativas já estão em andamento. “A sustentabilidade é discutida na rede desde 2008 e este ano temos resultados concretos. Estes são passos importantes para alcançarmos as metas mundiais estipuladas para 2014, que incluem redução de 20% no consumo de energia, na emissão de CO2 e na produção de resíduos, além da diminuição de 10% no consumo de água”, afirma Alvarez.
Comentários