Os seis eixos temáticos do evento ganham um perfil artístico. O Grande Desfile de Natal, que acontece na Avenida das Hortênsias, envolve 377 pessoas e terá a direção de Jezebel de Carli, coreografia de Jussara Miranda e Diego Mac - ambos de Porto Alegre - e de Patricia Lovato, de Gramado. O espetáculo vibrante, lúdico e poético, mantém a tradição das outras edições, porém, inova com novos carros alegóricos e novas alegorias, figurinos especialmente criados pelo estilista Daniel Lion e trilha sonora composta pelo músico Moysés Lopes. As alas serão encenadas com flash mob (coreografias coletivas), e o desfile terá este ano uma comissão de frente e projeção em uma das alas durante a apresentação.
Já a Fantástica Fábrica de Natal, dirigida por Vika Schabbach, traz inovação, criatividade, novo roteiro e trilha sonora especialmente composta por Moyses Lopes. O espetáculo que reúne 58 pessoas possui novos elementos coreográficos na sua constituição, como street dance, dança contemporânea, sapateado e cânones coreográficos. Personagens circenses como a Rena Rudolph, os duendes e o palhaço mágico trazem o lúdico, a leveza e bom humor à história da menina Sofia, que descrente e melancólica, é levada por um anjo para a mágica Fábrica de Natal e lá percebe o poder do “acreditar”. Bonecas ganham vida, soldadinhos dançam, trenzinhos correm, duendes andam de ponta cabeça – a magia acontece neste espetáculo, que é um dos mais aplaudidos do Natal Luz. O espetáculo acontece na Carriere, junto ao Lago Negro.
O Nativitaten, uma surpreendente ópera a céu aberto no Lago Joaquina Rita Bier, que integra os espetáculos do Natal Luz desde 2001, envolve um elenco de 39 atores que se misturam a um coral de 100 vozes em performances emocionantes. Com acrobacias aéreas e solo nesta nova edição, a direção está a cargo do diretor de teatro Dilmar Messias, o qual imprime um novo perfil ao espetáculo. Fogos, dança das águas e a novidade do portal de luz dão colorido à ópera, com três sopranos e dois tenores e trilha sonora composta por Yanto Laitano, reconhecido músico que transita entre o popular e o erudito. O coral acompanha os músicos na evolução do espetáculo que tem narrativa dividida em momentos distintos: gênesis, anunciação, nascimento, epifania e glória.
A novidade entre os espetáculos principais está em Au, Au! Uma Aventura de Natal. Inédito na programação do 27º Natal Luz, com direção de Margarida Leoni Peixoto e texto de Marcelo Adams. A comédia musical infantil, que acontece no Cine Embaixador, no Palácio dos Festivais, coloca em cena as aventuras de uma linda cachorrinha, a Princesa, que luta contra muitos vilões para salvar o espírito de Natal, que havia sido quebrado e espalhado pelo Planeta Terra, e cujo último fragmento está na cidade de Gramado. O espetáculo encanta pelos efeitos visuais, figurinos de luxo e experiências sensoriais que envolvem crianças e adultos. Também no Palácio dos Festivais está o Natal Campeiro, espetáculo produzido em Gramado, que retrata de maneira simples e autêntica a vida no campo e os desejos de um guri campeiro às vésperas do Natal. A peça tem direção de Fabrício Ghomes.
O Show de acendimento, um dos pontos altos do Natal Luz, Fábio Cunha, um dos atores do grupo, acrescentará ao espetáculo toda sua experiência adquirida na França, sendo que apenas 15 grupos no mundo utilizam essa linguagem de rapel cênico. A direção será de Marcelo Restori. O Show de acendimento acontece todas as noites, durante os 74 dias do evento, na Grande Árvore de Natal, localizada no cruzamento entre a Avenida das Hortênsias e Avenida Borges de Medeiros. A cerimônia de som e efeitos sincronizados culmina no acendimento das luzes da cidade, emocionando os visitantes, sempre antes de um dos grandes shows da programação.
Já a Parada de Natal consiste numa banda muito animada que convida os visitantes e a comunidade de Gramado a percorrerem as principais ruas da cidade, acompanhadas de Papai e Mamãe Noel. Os elementos artísticos e a encenação dos diversos personagens encantam o público e espalham muita alegria por toda a cidade de Gramado. A Parada de Natal é dirigida por Michele Saldanha e Abramo Machado. A Parada de Natal acontece às 15h e é uma atração especial aos visitantes.
Entre as novidades já anunciadas pela administração está a reformulação dos espetáculos paralelos que fazem parte da Vila de Natal. Um cantinho de Gramado onde o visitante poderá passear com a família, se divertir com as atrações, brincar no miniparque de diversões, tomar sorvete, comer pipoca, apreciar a decoração natalina, assistir ao filme 3D, conhecer mais do artesanato de Gramado e assistir a apresentações de corais locais e da região. Neste segmento serão apresentados os espetáculos O Natal de Natanael, do grupo Cuidado que Mancha; Teatro de Bonecos, do grupo Só Rindo; Fritz, de Alessando Müller; Folia de Reis, do Grupo Mototóti; Eco-anjos, de Liane Venturella; Encantos de Natal, de Elisa Lucas e a apresentação de Corais, incluindo as crianças do Programa de Artes Pedro Henrique Benetti e das cidades de Guaíba, Maringá, Curitiba e Osório. A Vila de Natal fica aberta durante todo o evento com intensa programação cultural.
A Rua Coberta traz a tradicional Árvore Cantante, composta por 30 crianças do coral do Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, de Gramado e oito bailarinas, com apresentações de jazz e de sapateado; o Christmas Rock, projeto do guitarrista Rafa Schuler embala ao ritmo do rock, os clássicos natalinos. A Orquestra Sinfônica de Gramado leva ainda mais luxo e requinte à edição com os Concertos de Natal; o tradicional show de Isabela Fogaça; o Quinteto de Natal e o Happy Hour Christmas, composto pela Orquestra de Violões e pelo dueto, o harpista Roberto Naviliat e a soprano Cândida Belotto que apresentam belas canções de natal. A Rua dos Quebra-nozes, a Exposição de Renas e o Tannenbaumfest complementam a programação e são atrações permanentes do evento.
Comentários