Fronteiras do Pensamento 2013 traz dois Prêmios Nobel a São Paulo

Ciclo de conferências acontece de abril a novembro no Teatro Geo – Complexo Ohtake Cultural

Mario vargas Llosa
O ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento, em sua terceira temporada na capital paulista, traz nomes como o Prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa, a escritora britânica Karen Armstrong, o sociólogo espanhol Manuel Castells, o neurocientista português António Damásio, o escritor e teórico cultural ganês Kwame Anthony Appiah, o filósofo australiano Peter Singer, o Prêmio Nobel da Paz José Ramos-Horta e o neuroeconomista norte-americano Paul Zak. Com o mote “ideias fazem diferença”, o Fronteiras pretende discutir causas sócio-humanitárias globais por meio da reflexão de pensadores, cientistas e líderes vanguardistas em suas áreas de conhecimento e atuação. O ciclo começa em abril e segue até novembro no Teatro Geo, no Complexo Ohtake Cultural. Os passaportes para a temporada já estão à venda. O projeto também estreia o seu canal de vídeos na web, o fronteiras.com, democratizando o acesso ao conhecimento e revelando um acervo inédito de ideias expressas no palco do Fronteiras.

Apesar de unificar a economia, promover a expansão da internet e integrar políticas e redes de informação, o processo de redimensionamento global gera uma série de contradições, como o aumento da riqueza e a preocupação com causas humanitárias, simultaneamente à progressiva desigualdade social e aumento das intolerâncias étnicas, culturais e religiosas. Agora, são os países em desenvolvimento que crescem mais rapidamente que as tradicionais economias do Primeiro Mundo.

Dentro deste cenário, tendo em vista que apenas o reconhecimento de causas sócio-humanitárias não é suficiente para transformar o meio em que estamos inseridos, a edição 2013 do Fronteiras do Pensamento tem como objetivo debater um dos caminhos que vem sendo trilhado pelas civilizações contemporâneas: o da busca por uma filantropia global. “O fato é que a internet e tudo o que cerca a revolução da informação tem tornado o mundo cada vez menos estranho: nós hoje sabemos mais sobre o que ocorre em qualquer parte do planeta, e este simples conhecimento faz aumentar nossa responsabilidade sobre o que se passa, mesmo em países nos quais nunca estivemos”, afirma Fernando Schüler, idealizador e curador do projeto. Para Schüler, o debate intelectual é crucial neste processo, inclusive quando propõe, para a edição 2013 do Fronteiras, a abordagem de temas que são tabus – como as fronteiras da ética, a erradicação da pobreza, o fim dos maus-tratos aos animais e o engajamento em favor da tolerância cultural e religiosa. “Para muitas dessas questões, não haverá, é certo, uma resposta única ou definitiva. Apenas sabemos que, cada vez mais, somos menos estrangeiros neste planeta que vai ficando pequeno. Antes era a Polis, depois a nação. Os Estados nacionais serão, brevemente, fatos históricos. Preferimos dizer que, progressivamente, ‘a Polis é o mundo’.”

Conferencistas Fronteiras do Pensamento São Paulo

17 de abril

MARIO VARGAS LLOSA

Prêmio Nobel de Literatura, o escritor peruano é um dos maiores expoentes da literatura latino-americana. Sua obra critica a hierarquia de castas sociais e raciais na América Latina, tendo como principal tema a luta pela liberdade individual. Politicamente engajado, Vargas Llosa já presidiu investigações de crimes políticos, tornou pública sua opinião a respeito de líderes de Estado e chegou a concorrer à Presidência do Peru pela Frente Democrata em 1990, indo para o segundo turno das eleições. Sua carreira como escritor ganhou reconhecimento internacional em 1963 com a publicação de A cidade e os cachorros, dando início a uma honrosa trajetória de prêmios como Príncipe das Astúrias, Cervantes e Carlos Fuentes. Entre suas dezenas de títulos de ficção, jornalismo e ensaios, hoje traduzidos para mais de trinta idiomas, figuram entre os mais recentes A civilização do espetáculo, A tentação do impossível, O sonho do celta e Travessuras da menina má.

8 de maio

KAREN ARMSTRONG

Escritora britânica, agraciada com o Freedom of Worship Award, do Instituto Roosevelt, e, também, com o TED Prize, do qual resultou a Charter for Compassion, iniciativa focada em promover a compreensão e a paz. Aos dezessete anos, Armstrong se tornou noviça na ordem religiosa Society of the Holy Child Jesus, e, ao assumir os votos de freira, passou a chamar-se Irmã Martha. Decepcionada com a vida religiosa, quatro anos depois, abandonou o convento. Com uma trajetória pautada pelo rigor acadêmico e as marcantes experiências de vida, a escritora é tocada simultaneamente pelo chamado da fé e pela lucidez da ciência, e aborda, em quase todos os seus livros, a crescente dicotomia entre religião e filosofia, numa tentativa de reconstituir historicamente os fragmentos dispersos dos nomes de Deus. Dentre suas publicações estão Uma história de Deus, A grande transformação e A escada espiral.

11 de junho

MANUEL CASTELLS

Sociólogo espanhol, agraciado com o Holberg International Memorial Prize 2012. Suas pesquisas abrangem os mais diversos campos, da política econômica às sociologias urbana e da cultura. Professor nas áreas de sociologia, comunicação e planejamento urbano e regional em renomadas instituições, Castells investiga, há mais de duas décadas, os efeitos da informação sobre a economia, a cultura e a sociedade em geral. Sua obra virou referência obrigatória na discussão das transformações sociais do final do século XX, tendo conquistado dezenas de doutorado honoris causa, a Medalha Erasmos pela Academia Europeia e o Prêmio Kevin Lynch de Design Urbano pelo MIT, dentre tantos outros. Em A sociedade em rede, primeiro volume da trilogia baseada em pesquisas sobre a era digital, analisa a dinâmica social e econômica na era da informação, buscando compreender as transformações que as novas tecnologias estão produzindo em nossas vidas. É também autor de O poder da identidade e A galáxia da internet.

26 de junho

ANTÓNIO DAMÁSIO

Médico e neurocientista português, vencedor do Prêmio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica. Suas pesquisas focam na busca de respostas para questões filosóficas com base no conhecimento do cérebro. Damásio é professor de neurociências e diretor do Instituto do Cérebro e da Criatividade na Universidade do Sul da Califórnia, e suas descobertas na área da neurobiologia da mente e do comportamento, com ênfase na emoção, tomada de decisões, memória, comunicação e criatividade, fizeram dele um líder com reconhecimento internacional no campo das neurociências. Seu trabalho tem grande influência sobre o entendimento atual dos sistemas neurais, envolvendo memória, linguagem e consciência. Autor de O erro de Descartes e O sentimento de si, dentre muitos outros.

14 de agosto

KWAME ANTHONY APPIAH

Teórico cultural ganês, eleito um dos principais pensadores globais pela revista Foreign Policy em 2010. Seus livros mais recentes abordam problemas filosóficos como raça, racismo, identidade e moral. Na casa de meu pai, obra que colocou Appiah na vanguarda dos estudos africanos contemporâneos, tem início e fim em sua biografia, desde a infância em Asante até o funeral de seu pai em Gana. As experiências pessoais servem de moldura para uma variedade de ensaios sobre a religião africana tradicional, o Nobel de Literatura de Wole Soyinka e os problemas da África pós-colonial. Dentre suas publicações está O código de honra.

28 de agosto

PETER SINGER

Filósofo australiano, professor na Universidade de Princeton, Nova Jersey, na área de ética prática, trata as questões sob uma perspectiva utilitarista. Eleito o Humanista do Ano pelo Conselho de Sociedades Humanistas Australiano em 2004, Singer é considerado um dos maiores filósofos contemporâneos. Sua obra Libertação animal foi de importante influência formativa no movimento homônimo de defesa dos animais, que argumenta contra o “especismo”: a discriminação de certos seres baseada apenas no fato de estes pertencerem a uma dada espécie. Para o pesquisador, todos os seres que são capazes de sofrer devem ter seus interesses considerados de forma igualitária. Autor, também, de Quanto custa uma vida? e Um só Mundo.

2 de outubro

JOSÉ RAMOS-HORTA

Prêmio Nobel da Paz, o jurista timorense foi, também, agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade por seus esforços para impedir a opressão do seu povo. Em 2006, quando era considerado o provável sucessor de Kofi Annan como secretário-geral das Nações Unidas, Ramos-Horta desistiu de disputar o cargo para tornar-se primeiro-ministro do Timor-Leste e, um ano depois, presidente da República – segundo político eleito para o cargo após a independência da Indonésia. Sua formação agrega a Academia de Direito Internacional de Haia, onde estudou Direito Internacional Público, e também o Instituto Internacional de Direitos Humanos, onde permanece com forte atuação.

6 de novembro

PAUL ZAK

Neuroeconomista norte-americano, professor na Universidade de Claremont, Califórnia, onde dirige o Centro de Estudos Neuroeconômicos. Com pós-doutorado em Harvard nas áreas das neurociências, as pesquisas de Zak são pioneiras na identificação da oxitocina como molécula responsável pelas relações de confiança na sociedade, na economia e, também, em comportamentos humanos como a empatia, o altruísmo e a moralidade. Seu mais recente livro, A molécula da moralidade, foi publicado no Brasil em 2012.

Sobre o portal fronteiras.com

Do Brasil para o mundo

Idealizado por Fernando Schüler, curador do Fronteiras do Pensamento, e apresentado pela Braskem, o canal de vídeos pretende ampliar o alcance do ciclo de conferências, disponibilizando acervo audiovisual inédito do projeto, com entrevistas, depoimentos, gravações e bastidores dos sete anos de existência do Fronteiras do Pensamento. “O projeto ingressa em uma nova etapa. Cada uma das conferências guarda uma memória própria, de descoberta, de sedução e, por vezes, de desacordo.” Este novo produto cultural se destaca por sua estética diferenciada, pensada de maneira curatorial desde os formatos de pesquisa propostos – mais vistos, mais recentes, tempo de duração ou por meio de cinco grandes temas: arte, mundo, ciência, educação e pensamento. Além das séries especiais desenvolvidas, como Mínimas-metragens e Zigmunt Bauman, que já estreiam no canal. Com atualização semanal, o fronteiras.com entra no ar com mais de uma centena de vídeos publicados e legendas em português, espanhol e inglês, com foco na expansão de conteúdo para as Américas, por meio do compartilhamento de vídeos e da democratização de acesso ao conhecimento. Para Fernando Schüler o novo portal do Fronteiras permitirá que “tanto em uma escola na periferia de Luanda, em Angola, quanto no metrô de Nova Iorque, qualquer pessoa poderá aprender com as ideias expressas no palco do Fronteiras. Essa pessoa poderá visualizar um vídeo com um minuto de duração, ou optar por assistir a uma entrevista na íntegra, dependendo da sua disponibilidade de tempo. Poderá, também, fazer uso educativo, apresentando o conteúdo para seus alunos, ou simplesmente refletir no silêncio de uma noite qualquer”. O fronteiras.com também apresenta versão mobile.

Fronteiras do Pensamento

O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo que aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. Por meio de uma série anual de conferências, já em sua terceira temporada em São Paulo, o Fronteiras abre espaço para o debate e a análise da contemporaneidade e das perspectivas para o futuro, apresentando pensadores, cientistas e líderes que são vanguardistas em suas áreas de pesquisa e pensamento.

Temas, ideias e personalidades que moldam o nosso tempo ocupam o palco do Fronteiras, que tem como valores básicos o pluralismo das abordagens e o rigor acadêmico e intelectual de seus convidados. Desta forma, o projeto busca avaliar tendências, aceitando a provocação destes que são, hoje, alguns dos mais renomados pensadores em atuação no mundo, constituindo uma linha interdisciplinar de pensamento.

Em seus sete anos de existência, o Fronteiras do Pensamento conta com mais de 130 conferências realizadas para milhares de espectadores. Segundo seu curador Fernando Schüler, o Fronteiras “quer trazer para o debate temas imprescindíveis, dando aos espectadores uma visão real dos próximos dez ou vinte anos, nas diferentes áreas contempladas”.

SERVIÇO

O QUÊ: Fronteiras do Pensamento São Paulo 2013 – oito conferências.

QUANDO: 17/4, 8/5, 11/6, 26/6, 14/8, 28/8, 2/10 e 6/11, sempre às 20h30.

ONDE: Teatro Geo – Complexo Ohtake Cultural (Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros).

INGRESSOS: Passaporte para a temporada 2013 (oito conferências) a R$ 2.380,00 (parcelado em até 5x sem juros nos cartões de crédito). Os ingressos não serão vendidos individualmente. Vagas limitadas.

DESCONTO: 50% no Passaporte São Paulo para assinantes de Folha de S. Paulo, revistas Galileu e Piauí, alunos da Casa do Saber, professores da rede pública municipal e estadual, estudantes e terceira idade.

COMO COMPRAR: pelo fone (11) 4007.1200, através da Showcard (www.showcard.com.br ou 4003.9949 – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA) e em todas as lojas da Livraria da Vila (clientes do programa Seu jeito de ler da livraria e titulares do cartão de crédito Santander têm 50% de desconto, exclusivamente nas lojas físicas da rede).

Mais informações no site www.fronteiras.com ou na Central de Relacionamento (11) 4007.1200.

Fronteiras do Pensamento São Paulo é apresentado pela Braskem e tem o patrocínio de Grupo Fleury, Santander, CPFL Energia e Natura. Promoção Folha de S. Paulo. Parceria cultural Universidade Mackenzie, Mattos Filho Advogados, Casa do Saber e Centro da Cultura Judaica. Parceiros de mídia Galileu, Piauí, CBN e Livraria da Vila.

Fonte: m2