Festuris JPA supera expectativas em 2013

A terceira edição do Festival do Turismo de João Pessoa – Festuris JPA - superou as expectativas projetadas pelos organizadores do evento.
O Festuris JPA recebeu, entre os dias 27 e 28 de setembro, mais de 1.600 visitantes



Focado em capacitação, integração e geração de negócios, o festival registrou um crescimento de 80% em comparação com a edição de 2012. O Festuris JPA recebeu, entre os dias 27 e 28 de setembro, mais de 1.600 visitantes entre profissionais do turismo e imprensa leiga e especializada – número expressivamente superior aos 1.000 participantes projetados para a edição. 

Entre eles, 981 agentes de viagens, 143 operadores de turismo e ainda os expositores que ocuparam os 150 estandes montados no pavilhão de eventos do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, na capital paraibana. A Rodada de Negócios do Sebrae PB incrementou, em mais de R$ 2,8 milhões, a geração de novos negócios com 98 encontros realizados nos dois dias do evento.

O sucesso de público também foi registrado nos eventos paralelos, 2º Fórum Acadêmico e 3º Fórum Empresarial do Turismo, nos dias 26 e 27 de setembro, no auditório da Estação Cabo Branco. Coordenados pelo Convention & Visitors Bureau de João Pessoa e pelo SEBRAE Paraíba, os fóruns reuniram palestrantes de destaque no cenário regional, nacional e internacional do turismo que falaram para o público de empresários, executivos, políticos e acadêmicos.

O evento também superou as expectativas dos expositores. O presidente da Schultz Operadora, Aroldo Shultz, enfatizou sua satisfação com o festival, tanto como expositor como palestrante no Fórum Empresarial, e já confirmou a participação no evento em 2014. Segundo o empresário, “o Festival do Turismo de João Pessoa é sem dúvidas o maior evento de turismo do Nordeste”. Schultz elogiou, em especial, a estrutura da feira, em percurso caracol e com estandes que prezaram pela funcionalidade, aproximando e facilitando o contato dos expositores com os visitantes. 

Ele ainda apontou o sucesso do lançamento nacional do apoio da sua operadora a campanha Outubro Rosa realizado em João Pessoa, durante o 3º Festuris JPA. Com o tema “Se toque mulher ! Em outubro e o ano inteiro. Previna-se contra o câncer de mama” a ação atua na conscientização da importância dos exames de prevenção com a participação de todos os funcionários da empresa.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, que anualmente visita o evento, também enfatizou a importância da realização do Festuris JPA como fonte geradora de emprego e renda e, sobretudo, pela dimensão de visibilidade dada ao turismo paraibano como um todo. O governador destacou a participação de grandes empresas do setor turístico nacional e internacional que podem alavancar ainda mais o setor no Estado. O Governo, segundo ele, foi um dos primeiros a acreditar no evento, abrindo as portas do Centro de Convenções para a sua realização. O Festuris JPA já tem data marcada em 2014: 17 e 18 de outubro.

Festuris JPA:

Criado para promover e integrar o setor turístico e oferecer novos produtos ao mercado nordestino, o Festuris JPA reúne, anualmente, profissionais, empresas e entidades governamentais e de classe da ampla cadeira produtiva do turismo. Com foco principal nos agentes de viagens e operadores de turismo no Nordeste, o festival já é o maior evento de turismo na região em número de participantes. O sucesso do evento é resultado do trabalho e de investimentos de profissionais e de empresas dos setores público e privado do estado - como ABIH, ABAV, Convention Bureau de João Pessoa, Sebrae-PB, Fecomércio, Governo da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa e importantes cidades do interior paraibano.

Capacitação:

Além da feira com exposição de produtos e serviços relacionados ao turismo, o Festuris JPA abre espaço para realização de atividades de capacitação com 4 auditórios equipados para realização de palestras. Disponibiliza também espaço reservado para negócios e ainda promove atividades sociais, culturais e de lazer como noites temáticas, city tour e passeio de barco, incluindo a presença de jornalistas especializados convidados especialmente para a cobertura do evento. Nesta edição, a Noite Pernambucana, promovida pela EMPETUR foi o grande destaque na programação social.

Os eventos paralelos, Fórum Acadêmico e o Fórum Empresarial do Turismo, completam a capacitação dos participantes com palestras e apresentação de cases por palestrantes de destaque no cenário do turismo. Coordenados pelo Convention & Visitors Bureau de João Pessoa e pelo SEBRAE Paraíba, os eventos ainda promovem o destino Paraíba para captação de eventos e geração de negócios. Este ano, os fóruns, realizados nos dias 26 e 27, na Estação Cabo Branco, apresentaram palestras dos empresários Guilherme Paulus, Aroldo Schultz, Luis Paulo Luppa, e ainda Maria José Alves, do Convention Bureau de Estoril em Portugal, Osório Naves a CNTur e da Profa. Jurema Dantas do Rio Grande do Norte.

Fonte: Assessoria de imprensa