Festival de Cultural estudantil da América Latina acontece em Salvador

Na próxima terça-feira (20) será dada a largada para o maior festival de cultura estudantil da América Latina, a 6ª Bienal de Cultura da UNE, que acontece de 20 a 25 em Salvador, Bahia.

A abertura oficial da 6ª Bienal de Cultura da UNE e 1ª Trienal de Cultura e Arte da Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes (OCLAE) será um espetáculo multimídia em comemoração aos 30 anos do Congresso de Reconstrução da UNE. Com projeções de vídeos, encenação teatral, música e muita diversidade serão revividos  momentos importantes da história de entidade e do próprio País, homenageando todos aqueles que fizeram e fazem parte desta história, por meio da imagem do ex-presidente da UNE, desaparecido em 1973, Honestino Guimarães. Apesar de muita resistência, a UNE foi completamente dissolvida, voltando a existir em 1979, quando ocorreu o Congresso de Reconstrução da entidade em Salvador.

Para este ato, que acontece no Teatro Castro Alves, a partir das 18 horas, estarão presentes Aldo Arantes (ex-presidente da UNE ? 1961/62); Javier Alfaya (ex-presidente da UNE (1981/82); Sérgio Mamberti (Ministério da Cultura), Paulo Abraão (Comissão de Anistia); Ismael Cardoso (presidente da União Brasileira dos Estudantes); Hugo Valadares (presidente da Associação Nacional dos Pós- Graduandos) e Wagner Gomes (presidente da Centro dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

Em seguida acontecerá uma marcha com a presença dos ex-presidentes da UNE, que partem até o Campo Grande para encontrar o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, que os acompanhará até a Praça Castro Alves. O grupo seguirá até o Largo do Pelourinho, onde o evento terminará em grande estilo, com um show do Cordel do Fogo Encantado.

Serviço
www.une.org.br/bienal2009

(JA)